Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Las Unileras

Identidade UNILA

Las Unileras

NOTÍCIAS DA GENTE

Neste segundo conteúdo da série Las Unileras, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a bióloga Lara Helena Pires Vieira conta um pouco sobre sua história na Universidade.
publicado: 07/03/2023 17h33, última modificação: 09/03/2023 17h57

Natural de Brasília/DF, Lara Helena Pires Vieira chegou a Foz do Iguaçu no início de 2012 para cursar Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade na UNILA e classifica sua trajetória na instituição como enriquecedora e positiva, especialmente pela oportunidade de intercâmbio cultural que a Universidade proporciona. “Na sala de aula, essa diversidade favoreceu bastante o debate e magnificou minha experiência acadêmica a partir das experiências e dos cenários relatados pelos meus colegas. Considero meus anos na UNILA muito preciosos. Sou muito grata à formação que recebi e a todos os que contribuíram para essa formação”, destaca a egressa, que se formou no final de 2016.

De lá para cá, Lara concluiu, em 2019, o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia pela Universidade de Brasília, onde também está cursando o doutorado no mesmo Programa. Atualmente, ela é bióloga na cidade que a acolheu no início de sua jornada acadêmica. “No começo de 2020, logo antes do início da pandemia, fui convocada para assumir o cargo de Bióloga na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, decorrente de um concurso que eu havia prestado em 2018”, afirma ela, que atua principalmente como analista ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em projetos de recomposição florestal e arborização e em estudos relacionados a licenciamento ambiental. Além disso, a bióloga também desenvolve trabalhos relacionados à análise de dados, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Ao relembrar de sua experiência na UNILA, a egressa cita o Ciclo Comum de Estudos, além de outras disciplinas obrigatórias avançadas, como um diferencial em sua grade curricular, que, somada ao trabalho de técnicos e docentes, resultou em uma formação sólida e de qualidade. “Tive ótimos docentes ao longo da graduação, o que é um ponto importante para uma formação sólida. Também sou grata ao trabalho de vários servidores, que são parte da formação e experiência na Universidade. No meu caso, destaco os técnicos de laboratório, que me ajudaram muito ao longo da graduação, e os servidores responsáveis pela gestão dos estágios. Além disso, trago da UNILA várias pessoas que são muito importantes para mim e com quem mantenho contato até hoje”, completa.

registrado em: