conteúdo

Compartilhamento de arquivos

publicado 08/11/2019 16h37, última modificação 01/03/2021 11h35

Serviços que fornecem aos clientes armazenamento e compartilhamento de arquivos de dados. Os serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos são regulamentados pela Resolução Nº 03/2020/CGTIC, de 25 de agosto de 2020, que estabelece as diretrizes e normas para o uso dos serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos da UNILA.
Conforme a Resolução Nº 03/2020/CGTIC, caberá a quem produzir, coletar, recepcionar, distribuir, transferir, modificar ou armazenar a informação, assegurar que ela passe por processo de classificação e que arquivos classificados como sigilosos ou documentos preparatórios que possam originar informação sigilosa, sejam armazenados exclusivamente em serviços de armazenamento interno, tais como ALFRESCO e Pastas Compartilhadas – SAMBA.

Sub-categorias

compartilhamento-alfresco.png

Compartilhamento de Arquivos – ALFRESCO

Alfresco é um sistema de gestão de conteúdo empresarial (ECM - Enterprise Content Management) de código aberto, que se propõe a ser uma alternativa para o gerenciamento e compartilhamento de documentos. O acesso é realizado somente através da intranet da UNILA e somente arquivos da instituição poderão ser armazenados, sendo proibido o armazenamento de arquivos pessoais. Cotas de espaço de armazenamento poderão ser estabelecidas aos usuários e/ou grupos, de modo a utilizar os recursos de maneira otimizada.

 

GSuite

Compartilhamento de Arquivos – DRIVE

Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos baseado em nuvem e que permite acesso a vários aplicativos on-line.

 

 


compartilhamento-samba.png

Compartilhamento de arquivos – SAMBA (pastas compartilhadas)

Consiste em um serviço centralizado de compartilhamento de arquivos entre os usuários ou grupos de usuários através da intranet da UNILA, utilizando o serviço SAMBA. Somente arquivos da instituição poderão ser armazenados, estando proibido o armazenamento de arquivos pessoais.