Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Servidor da UNILA faz sucesso no TikTok
conteúdo

Institucional

Servidor da UNILA faz sucesso no TikTok

Notícias da Gente

Jackson, lotado na SECOM, é editor de imagens. Em seus vídeos do TikTok, Kwai e YouTube, ele fala sobre novelas e já conquistou um público que, somando as três redes, já contabiliza quase 140 mil seguidores.
publicado: 25/01/2022 15h57, última modificação: 25/01/2022 16h20

À primeira vista, Jackson Marcelo Felipe Rita parece um aglomerado de nomes próprios, mas os dois últimos são sobrenomes mesmo. O editor de imagens, lotado na Secretaria de Comunicação Social, é a sensação do momento no TikTok. “Jackão”, como é carinhosamente chamado por seus colegas da SECOM, é jornalista por formação e editor de vídeos por vocação. Ele é o responsável por editar todos os vídeos da UNILA. Em 2021, o servidor decidiu virar “blogueirinho” para aliar suas duas paixões: a produção de vídeos e as novelas.

Noveleiro assumido, o editor de vídeos resolveu surfar na onda das redes sociais focadas no audiovisual e está tendo uma excelente recepção do público. “Comecei no TikTok para tentar chamar o público para o meu canal do YouTube, mas, no fim, o TikTok gerou muito mais engajamento, tornando-se minha principal rede”. O TikTok foi uma rede social que se popularizou principalmente por priorizar a publicação de vídeos curtos, de 15 segundos, mas “como priorizo a informação, então sempre fiz vídeos de aproximadamente um minuto, que era o limite quando comecei, mas hoje já é possível postar vídeos de até 3 minutos. Em média, meus vídeos têm pouco mais de dois minutos”.

Atualmente, Jackson tem 69 mil seguidores no TikTok, 60 mil no Kwai, e aproximadamente 9,5 mil no YouTube. “Sempre conversei muito com os amigos sobre novelas, mas, durante a pandemia, pelo distanciamento social, esse debate foi ficando cada vez mais difícil, então comecei a gravar vídeos, primeiro no Youtube, e depois no Tiktok, como hobbie”, conta. O seu conteúdo é totalmente pensado para quem adora acompanhar novelas (especialmente as da Rede Globo). “Com o tempo, percebi que o público de novelas era gigante e as pessoas não tinham conteúdo sobre isso, já que os outros perfis são focados em TV, cultura nerd ou fofocas, mas exclusivamente sobre um resgate histórico das novelas tem pouca coisa”, comenta.

Aproximadamente 70% do público de seus canais é feminino e, apesar de ser menos comum ver um homem que seja fã de carteirinha da teledramaturgia, Jackson afirma que nunca sofreu nenhum comentário preconceituoso. Embora tenha uma câmera profissional, para produção do seu conteúdo, o influenciador afirma que prefere utilizar o celular, pela praticidade, já que faz um vídeo por dia e trabalha sozinho (ele mesmo pesquisa, elabora os roteiros, grava, edita e programa a postagem dos vídeos). “Reservo duas horas antes de dormir para produzir, gravar, editar e programar os conteúdos, e as ideias surgem por sugestões dos seguidores, ou pelos assuntos que estejam em alta no momento”, como a polêmica saída de Camila Queiroz do elenco de Verdades Secretas 2.

Quando questionado se ele realmente assiste a todas as novelas sobre as quais fala, Jackson explica: “Tem dois tipos de conteúdo: os mais opinativos, que faço apenas com novelas que já vi; e os informativos: essas nem todas eu assisti, mas sempre procuro pesquisar bastante, até porque de muitas novelas tenho uma vaga memória da infância, o que pode me pregar uma pegadinha”. Entre suas produções preferidas, o videomaker destaca: “Bolsonaro assiste novelas”; “Esteban Maroto, o Herói Brasileiro”; “Novelas que seriam canceladas hoje”; “5 Novelas que a Globo quer esquecer” e; “História sobre Tássia Camargo”.

Para finalizar esta matéria no clima dos vídeos do Jackão, aí vai a lista das cinco novelas preferidas deste unileiro influencer:
5 - Roque Santeiro;
4 - O Bem Amado;
3 - Vamp;
2 - A Próxima Vítima;
1 - Kubanacan.

E você, também curte ver uma novelinha?