Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Reconhecimento internacional

Reconhecimento internacional

NOTÍCIAS DA GENTE

Professora Livia Santos de Souza foi premiada pela Fundação Fulbright e receberá uma bolsa para atuar como pesquisadora visitante na Columbia University.
publicado: 29/04/2022 15h36, última modificação: 29/04/2022 15h38

Docente do ILAACH, Livia Santos de Souza foi contemplada com o Junior Faculty Member Award, da Fundação Fulbright. Com essa premiação, a professora receberá uma bolsa para atuar como pesquisadora visitante na Columbia University (Estados Unidos). A previsão é que ela viaje em setembro e fique por um ano na instituição, que tem sede em Nova Iorque.

A pesquisa premiada tem como temática o espanhol como língua de herança em dois países que possuem, na atualidade, consideráveis grupos migrantes oriundos de países hispânicos: Brasil e Estados Unidos. “De forma bastante simplificada, um falante de herança é alguém que migrou muito jovem, muitas vezes na infância ainda, ou que é filha ou filho de migrantes e que, portanto, cresce em um país em que se fala um idioma diferente da língua nativa da família. É o caso de comunidades como a boliviana no Brasil ou dominicana nos Estados Unidos, apenas para dar alguns exemplos mais pontuais”, explica a docente.

Livia conta que existe um debate muito significativo, hoje, no campo dos estudos linguísticos sobre o ensino de línguas para esses grupos. Isso porque eles mantêm uma relação muito íntima com o idioma familiar, mas muitas vezes pouca ou nenhuma instrução formal nesse sentido. “Na minha pesquisa pretendo identificar crenças e percepções linguísticas de falantes de espanhol como língua de herança nos dois países, com ênfase nas questões relacionadas à educação linguística que essas pessoas receberam”, complementa.

Para ela, a conquista desse prêmio representa, ao mesmo tempo, um reconhecimento internacional importante do trabalho que vem desenvolvendo na UNILA  por conta da relevância acadêmica da bolsa Fulbright  e uma possibilidade única de expansão desse trabalho. “Columbia está entre as universidades mais reconhecidas nos Estados Unidos e no mundo. Portanto, acredito que será muito enriquecedor para mim tanto como pesquisadora quanto professora passar esse período fora, acompanhando mais de perto o trabalho do Department of Latin American and Iberian Cultures. Tenho também a expectativa de estabelecer e fortalecer redes internacionais na minha área. Acho que fazemos um trabalho muito relevante e inovador de pesquisa sobre língua espanhola e literaturas latino-americanas na UNILA, e é fundamental dar visibilidade para nossos estudos”.

Quem também recebeu o reconhecimento pela Fundação Fulbright foi a estudante do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) Laura Emilia Araujo, que é orientanda da professora Livia. Contemplada com uma bolsa de um programa da Fulbright voltado a jovens graduados em Letras no Brasil, a discente irá atuar, nos Estados Unidos, como professora assistente de Português como Língua Estrangeira.