Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Mestranda da UNILA é selecionada pelo Programa Líderes Emergentes nas Américas

Mestranda da UNILA é selecionada pelo Programa Líderes Emergentes nas Américas

Notícias da Gente

Laisa Hosoya passará seis meses na Brandon University (Canadá), dando sequência à sua pesquisa sobre violência de gênero e doméstica contra as mulheres Guarani
publicado: 03/10/2019 17h12, última modificação: 04/10/2019 13h51

Estudante do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da UNILA, Laisa Massarenti Hosoya foi uma das contempladas pelo Governo do Canadá com a bolsa de mobilidade acadêmica do Programa Líderes Emergentes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program). A mestranda, que já está em terras canadenses desde setembro, passará seis meses na Brandon University, dando sequência à sua pesquisa, que tem como foco a violência de gênero e doméstica contra as mulheres Guarani.

Laisa é formada em Direito e, desde a graduação, interessa-se pelos estudos sobre a violência contra as mulheres. “O aprofundamento nesta temática ocorreu porque a violência de gênero e doméstica é um problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos. As mulheres latino-americanas e as indígenas têm suas especificidades, que precisam ser entendidas e respeitadas. Meu objetivo, não apenas dentro do mestrado, mas como um todo, é poder contribuir academicamente e socialmente nas questões que envolvem a violência contra a mulher”, explica a estudante.

Para Laisa, ser selecionada pelo Programa Líderes Emergentes nas Américas significa mais do que um reconhecimento ao seu esforço e dedicação aos estudos. “Primeiramente, essa bolsa representa o reconhecimento e valorização da pesquisa e, especialmente, do tema da violência contra a mulher, que é tão delicado de ser tratado. Porém, é extremante importante, uma vez que é um problema que atinge as mulheres no mundo todo e precisa ser discutido e enfrentado”.

Ela ressalta que esse período de mobilidade será de grande importância para o desenvolvimento de sua pesquisa. “Aqui, poderei aperfeiçoar meu trabalho uma vez que estou em contato constante com excelentes professores e materiais de pesquisa. A experiência de poder conhecer a cultura local e pessoas do mundo todo que também estão aqui na Universidade é muito rica”.

A estudante já finalizou a pesquisa de campo no Brasil e, agora, irá realizar a análise dos dados e escrever a dissertação. Na Brandon University, ela está sendo acompanhada por dois docentes supervisores, Wilder Robles e Ali Salman. Já na UNILA, a mestranda tem como orientadores os professores Guillermo Javier Díaz Villavicencio e Clovis Antonio Brighenti.

Morando no Canadá há menos de um mês, Laisa conta que ainda está se ambientando com a Universidade e com a cultura e os hábitos locais. “Estou participando como ouvinte em aulas que irão me ajudar na pesquisa e também fazendo aulas de francês. Como aqui o francês é a segunda língua oficial, não poderia perder a oportunidade de aprender mais um idioma. Serão seis meses muito intensos, mas, de tudo isso, só estou preocupada com o frio que vai chegar aqui, já que as temperaturas chegam a -40°C”, compartilha a estudante.

Se você conhece alguma história legal para ser publicada aqui, cadastre um ticket no COMUNICA para o La Semana Unilera.