Você está aqui: Página Inicial > Informes > Sinaes: o que é isso?

Sinaes: o que é isso?

Entenda o que é o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e qual a sua relação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
publicado: 08/11/2022 16h50, última modificação: 08/11/2022 16h53

Sinaes é a sigla para Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que foi instituído pela Lei nº 10.861/2004. Trata-se de uma ferramenta utilizada para avaliar as instituições de ensino superior, os cursos e o desempenho dos estudantes, a partir de aspectos como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão, corpo docente e instalações.

E qual é a importância disso?

A partir desses processos avaliativos, é possível propor políticas e ações que visem melhorar a qualidade da educação superior – e é aí que entra o trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por coordenar os processos avaliativos internos da Universidade e sistematizar as informações que dão embasamento para os relatórios de avaliação.

Além de melhorar o mérito e o valor das instituições, a soma desses processos permite promover e reforçar a responsabilidade social das IES, visto que a formação qualificada de profissionais impacta direta e positivamente a sociedade, com a construção de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de toda a comunidade.

Saiba mais:
Você sabe o que é a CPA?
Qual é a importância da CPA?

registrado em: , ,