Institucional
Revalidação de diploma
Em cerimônia realizada em 17 de abril, no Itaipu Parquetec, a UNILA entregou o certificado de revalidação de diploma de 19 médicos formados em países como Argentina, Bolívia, Peru e Paraguai. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio da Divisão de Registro e Diplomação (DIRD), conduziu durante um ano todos os trâmites necessários para que a revalidação pudesse ser feita neste primeiro semestre de 2025.
O processo envolveu capacitações para os servidores, visitas técnicas a universidades parceiras que são referência na revalidação de diplomas de Medicina no Brasil — como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) —, além da elaboração das normas e editais que orientam esse procedimento, entre outras atividades fundamentais.
A revalidação de diplomas estrangeiros em Medicina tem início após a aprovação do médico no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), organizado pelo INEP. Após a aprovação, o profissional deve se inscrever na plataforma do INEP e selecionar a universidade de sua preferência. A partir desse momento, a instituição escolhida acessa o sistema, verifica os candidatos inscritos e inicia o processo de revalidação.
Na UNILA, todas as etapas do processo são conduzidas pela DIRD — desde a gestão na plataforma do INEP, elaboração do edital, conferência da documentação até a efetivação da revalidação do diploma, permitindo que o médico possa exercer legalmente a profissão no Brasil.