Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Subjetividade e transição para sociedades sustentáveis
conteúdo

Subjetividade e transição para sociedades sustentáveis

publicado 28/11/2024 07h38, última modificação 28/11/2024 07h38
No dia 2 de dezembro, o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer organiza o primeiro encontro do ciclo de estudos “Subjetividades e a transição para sociedades sustentáveis”.
Quando
02/12/2024 from 08h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV) realiza, no dia 2 de dezembro, às 8h, o primeiro encontro do ciclo de estudos “Subjetividades e a transição para sociedades sustentáveis”. A atividade será online, com carga horária de 2 horas e meia, e está com inscrições abertas.

Essa atividade inicial estará focada no livro "A terra dá, a terra quer", de Antônio Bispo dos Santos. Com isso, será analisado como os conhecimentos tradicionais dos povos Quilombolas abordam uma série de questões referentes à relação entre cosmologia, subjetividade, conhecimento e ação política.

Sobre o grupo de estudos

Desde 2020, o OBEAMV desenvolve, anualmente, um ciclo de estudos sobre a transição para sociedades sustentáveis e regenerativas. A necessidade deste novo ciclo de estudos vem das reflexões coletivas feitas num ciclo de estudos anterior, quando foi estudado o livro “Pluriverso: um dicionário do pós-desenvolvimento”. Nele, é ressaltada a necessidade de apontar saídas concretas, reais e factíveis à crise generalizada que a humanidade está passando na sua relação com a Terra e consigo própria.

Diversas experiências que estão, da sua forma e no seu canto do mundo, tentando caminhar na direção de uma sociedade sustentável e regenerativa são comentadas no livro no formato de verbetes. Entretanto, o grupo sentiu a necessidade de abordar em maior profundidade os esquemas subjetivos, filosóficos e cosmológicos que sustentam essas alternativas. Para tanto, o atual ciclo de estudos foi pensado para aprofundar-se nos diferentes fatores da interioridade (percepção, ontologia, epistemologia, valores, traços, conhecimentos e significações) associados a esses processos de transformação e transição, através da leitura de textos representativos dessas tendências.