Subjetividade e transição para sociedades sustentáveis
- https://portal.unila.edu.br/eventos/subjetividade-e-transicao-para-sociedades-sustentaveis
- Subjetividade e transição para sociedades sustentáveis
- 2024-12-02T08:00:00-03:00
- 2024-12-02T23:59:59-03:00
- No dia 2 de dezembro, o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer organiza o primeiro encontro do ciclo de estudos “Subjetividades e a transição para sociedades sustentáveis”.
- Quando
- 02/12/2024 from 08h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV) realiza, no dia 2 de dezembro, às 8h, o primeiro encontro do ciclo de estudos “Subjetividades e a transição para sociedades sustentáveis”. A atividade será online, com carga horária de 2 horas e meia, e está com inscrições abertas.
Essa atividade inicial estará focada no livro "A terra dá, a terra quer", de Antônio Bispo dos Santos. Com isso, será analisado como os conhecimentos tradicionais dos povos Quilombolas abordam uma série de questões referentes à relação entre cosmologia, subjetividade, conhecimento e ação política.
Sobre o grupo de estudos
Desde 2020, o OBEAMV desenvolve, anualmente, um ciclo de estudos sobre a transição para sociedades sustentáveis e regenerativas. A necessidade deste novo ciclo de estudos vem das reflexões coletivas feitas num ciclo de estudos anterior, quando foi estudado o livro “Pluriverso: um dicionário do pós-desenvolvimento”. Nele, é ressaltada a necessidade de apontar saídas concretas, reais e factíveis à crise generalizada que a humanidade está passando na sua relação com a Terra e consigo própria.
Diversas experiências que estão, da sua forma e no seu canto do mundo, tentando caminhar na direção de uma sociedade sustentável e regenerativa são comentadas no livro no formato de verbetes. Entretanto, o grupo sentiu a necessidade de abordar em maior profundidade os esquemas subjetivos, filosóficos e cosmológicos que sustentam essas alternativas. Para tanto, o atual ciclo de estudos foi pensado para aprofundar-se nos diferentes fatores da interioridade (percepção, ontologia, epistemologia, valores, traços, conhecimentos e significações) associados a esses processos de transformação e transição, através da leitura de textos representativos dessas tendências.