Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Campanha "Março Mulheres"

Campanha "Março Mulheres"

publicado 28/02/2024 09h57, última modificação 26/03/2024 08h53
Diversas atividades com a temática de gênero serão realizadas durante o mês de março, em Foz do Iguaçu. Participe!
de 09h00 até 10h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
iCal

A Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) e o Departamento de Equidade de Gênero e Diversidade  convidam toda a comunidade unileira para participar das atividades relacionadas ao mês de Março das Mulheres. Confira a programação:

Março das Autoras (EDUNILA)
- Ação de valorização da produção intelectual de mulheres
- A Editora Universitária da UNILA tem em seu catálogo 27 publicações de autoria feminina. Confira e prestigie!

6 de março

9h - Início das atividades do “Foz fazendo Arte” (CRAM)
- Oficina de artesanato e poesia, com escalda-pés, leitura de poesias e exposição sonora
Local: Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CRAM (Rua Padre Bernardo Plate, 1250)

17h - Vamos juntas? (SECAFE)
- Encontro para organização de pautas
- Divulgação da Marcha 8M e outras atividades
- Confecção de cartazes
Local: Feirinha do Jardim Universitário

19h - Exibição de “A Casa Cantautoras” (Sesunila)
Local: Jardim Universitário (sala C-307)

20h - Roda de conversa e projeção do filme “Nudo Mixteco” (Coletivo Jarara, PET Saberes e Arder en la frontera)
Local: El Punto (Rua Angelim Favassa, 339)

7 de março

19h - Ato pré-marcha (Bloco das Martinas)
Local: Teatro Barracão / Praça da Bíblia

19h - Live  “Mulher e Escritora – Desafios e Dificuldades", com a arquiteta e urbanista, escritora, curadora e psicanalista, Joice Berth. A entrevistadora será a arquiteta e urbanista Andréia Moassab.
Transmissão: online pelo canal da UNILA no Youtube

8 de março

14h - Oficina "Mujeres de la Tierra" (parceria com o evento “Mulheres do fim do mundo”)
Roda de conversa com Beatriz Pichi Malen, sobre cultura ancestral Mapuche
Local: Jardim Universitário (sala C-203)

14h - Roda de conversa “8M - Debate sobre Cinema e Mulheres”
Local: Jardim Universitário (sala C-207)

14h às 18h - Oficinas promovidas pela Tutoria Haitiana da UNILA. A atividade vai contar com roda de conversa, homenagens a algumas heroínas haitianas, informações sobre direitos das mulheres no Haiti versus no Brasil, danças e muito mais.
Local: Jardim Universitário (sala C-206)

18h - Marcha das Mulheres
Concentração: às 17h, em frente ao Bosque Guarani
Saída: às 18h, passando pela Av. Brasil até a Praça da Paz
Haverá transporte da UNILA, com saída do JU/PTI/CI, às 17h

9 de março

8h às 11h - Oficinas na Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu (Av. Jorge Schimmelpfeng, 849). A atividade vai contar com café da manhã,  apresentação do grupo Baque Mulher, aulão de aerobox e palestras de conscientização sobre violência contra a mulher.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ceeged@unila.edu.br

14h às 22h - Evento "Mulheres do Fim do Mundo"
Haverá feira de artes, gastronomia, exposições, oficinas, circo, sarau, música, roda de conversa e espaço para crianças
Local: Espaço Cultural A Casa (Rua Indianópolis, 1835)
Haverá transporte da UNILA saindo do JU/CI às 15h

20h - Exibição de “Tornando-se Frida Kahlo”
Local: Quixote Espaço Cultural (Rua Rio de Janeiro, 877)

13 de março

9h: Oficina "Carta para o futuro" (CRAM)
Local: Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CRAM (Rua Padre Bernardo Plate, 1250)

20 de março

9h: Atividade bordando com Bell Hooks, confeccção de cartão artesanal (CRAM)

21 de março

19h - Evento “Construindo comunidades livres da violência doméstica"
Participantes: a autora do livro "O Grito de Eva", Marília de Camargo César; a subinspetora da Patrulha Maria da Penha de Foz do Iguaçu, Iraci Pereira; a delegada da Delegacia da Mulher, Giovanna Antonucci; a representante da OAB, Victoria Luisa Simão Nachtygal; além de representantes do CRAM e da organização Católicas pelo Direito de Decidir.
Local: Auditório do Campus Integração

23 de março

Aulão aberto de defesa pessoal para mulheres - Krav Maga (Bloco das Martinas)
Horário a ser divulgado.

27 de março

9h: Oficina "Memórias do cuidado - confeccção de diário artesanal" (CRAM)

18hSolenidade de homenagem à Martina Piazza Conde Ángel de los Colores

11h - Feijoada Bloco das Martinas/Baque Mulher
Almoço e roda de samba (venda de convites em breve)
Local: Teatro Barracão (Av. República Argentina, 4073)

12 a 14 de abril

Festival Poder Feminino - Baque Mulher
Vinda da mestra Joana, com oficinas e homenagens a mulheres populares/lideranças. Mais detalhes em breve.

Conheça e acompanhe também o trabalho do Observatório de Gênero e Diversidade da UNILA, parceiro em diversas ações nos temas de gênero e diversidade. Acesse: site  I Perfil do Instagram

Se você tem interesse na temática de gênero, venha somar forças com a SECAFE e o Departamento de Equidade de Gênero e Diversidade. Em caso de dúvida, entre em contato pelo WhatsApp (45) 3522-9941 ou pelo e-mail secafe@unila.edu.br.