Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Solenidade de homenagem à Martina Piazza Conde Ángel de los Colores

Solenidade de homenagem à Martina Piazza Conde Ángel de los Colores

publicado 25/03/2024 20h56, última modificação 26/03/2024 09h34
Encerramento do mês da mulher: MARTINA PRESENTE!
27/03/2024
de 18h30 até 19h30
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
iCal

Para finalizar o conjunto de atividades desenvolvidas durante o mês do Março Mulheres, virá para à Universidade, Loreley Conde, mãe da estudante Martina Piazza Conde, vítima de feminícidio em março de 2014. A perda da estudante teve um impacto muito grande na Universidade, motivando inclusive a formação de coletivos feministas e uma ampliação do debate sobre violência de gênero em nossa comunidade. "Trazer Loreley para finalizar as atividades do mês de Março Mulher busca fortalecer a luta contra o feminicídio e a valorização da presença feminina no âmbito universitário", destaca a organização do encontro.

Partindo deste marco de saudade e ao mesmo tempo de luta, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, realizará uma solenidade de homenagem a Martina. O evento acontecerá no dia 27/03, às 18h, no mínimo auditório C203, do Campus Jardim Universitário. Neste encontro estará presente Loreley Conde, mãe de Martina que virá do Uruguai para participar da solenidade. A organização do evento convida as integrantes das redes de atenção a mulheres vítimas de violência, dos movimentos feministas, culturais, acadêmicos e da sociedade civil de Foz e todos que conheceram a Martina e, ou de alguma forma tenham se sensibilizado com o caso.

"Martina integrou a turma pioneira de jovens desbravadores que acreditaram e tornaram o sonho da UNILA algo real. Assim, esta homenagem procura invocar sua memória, sua alegria e nos convoca para a luta cotidiana contra o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher, pois como Marti acreditava: "mulher bonita é a que luta", comenta Danielle Michelle Moura de Araujo, professora do curso de Antropologia e Diversidade Cultural Latino-americana.

Cortejo saindo da feirinha com o bloco das Martinas

Apresentação Musical com Analia Chernaviski (Canção Negrita Martina de Daniel Viguietti)

Mesa com Besna Gissel Yacovenco e Danielle Michelle Moura de Araujo

Data: 27/03 (quarta-feira)
Hora: 18h30
Local: Miniauditório (Sala C203) da UNILA Jardim Universitário
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Foz do Iguaçu-PR

O evento é organizado pela Reitoria da UNILA, em parceria com a SECAFE - Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade.