Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Publicar > Política Editorial
conteúdo

Política Editorial

publicado 02/10/2018 18h52, última modificação 04/08/2023 16h38
Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

A EDUNILA – Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana é o órgão diretamente ligado à reitoria para publicação, promoção, intercâmbio e difusão de obras relevantes, em todos os campos do conhecimento, com foco principal voltado à América Latina e ao Caribe. Resultado de um projeto do governo federal para a integração regional, a UNILA é fruto do reconhecimento da urgência de promover, por intermédio do conhecimento e da cultura, a cooperação e o intercâmbio solidários com os demais países da América Latina. Por conseguinte, em 2010, a UNILA abre os primeiros cursos na sua sede em Foz do Iguaçu, estado do Paraná, na região fronteiriça entre Brasil, Paraguai e Argentina, com a pretensão de ser referência para induzir caminhos que conduzam ao respeito mútuo, ao aprofundamento da democracia e à cultura da paz no continente.

Sob esta perspectiva, a EDUNILA deve ser a vitrine da produção intelectual de sua comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, ter atuação ativa na promoção de debates que fortaleçam as relações culturais e a valorização da cultura e da memória latino-americana, que são a base de sua Política Editorial, traduzidas em linhas editoriais, selos e coleções que tornam esse conteúdo atraente ao público externo. Em outras palavras, a Política Editorial da EDUNILA consiste na edição de obras de valor técnico, científico, artístico e literário, em consonância com a missão da universidade, voltadas para a difusão do conhecimento produzido no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, com especial atenção para os temas de interesse para a América Latina e o Caribe. Integram a Política Editorial, ainda, a publicação de obras traduzidas, as coedições de livros e a circulação das obras publicadas.

A despeito de ser um órgão suplementar, vinculado à Reitoria, a EDUNILA, em sua atuação estratégica, conforme registrado em seu Regimento Interno, possui alto grau de autonomia e define suas ações de Política Editorial por meio do seu Conselho Editorial, constituído por representantes da comunidade interna e externa da universidade.

 

Para ler nossa Política Editorial na íntegra:
Clique aqui - português
Clique aqui - espanhol