Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Sobre > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 02/10/2018 18h52, última modificação 01/12/2023 14h15
Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Criada em 2012, com a aprovação do Estatuto da UNILA, e regulamentada no ano seguinte, com a publicação do Regimento Geral da UNILA, a EDUNILA, sob o comando da sua primeira coordenadora, iniciou suas atividades em 2014 e, dois anos depois, foram publicados os primeiros títulos da editora. Desde então, foram lançados mais de 40 títulos entre livros e manuais, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Apesar da sua juventude, a EDUNILA já conquistou, por três edições consecutivas, o prêmio da ABEU – Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Em 2021, o livro Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo, organizado por Andréia Moassab, professora da UNILA, e Leo Name, então também professor da casa, foi considerado o segundo melhor livro do ano, na categoria Ciências Sociais Aplicadas. O mesmo livro foi, ainda, menção honrosa na Premiação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no ano seguinte. Em 2022, foi a vez do livro Arara Rara: Antologia de palíndromos | Ensaio sobre a palindromia, de Fábio Aristimunho Vargas, ficar com o terceiro lugar no prêmio ABEU, na categoria Projeto Gráfico, o qual foi desenvolvido por Francieli Padilha Bras Costa, que integra a equipe da editora desde 2017. Em 2023, o livro Guia etnotaxonômico ilustrado das abelhas sem ferrão da Tríplice Fronteira, de Fernando Zamudio e Leopoldo Jesús Alvarez, publicado em parceria com a Universidad Nacional de Córdoba, também ficou com o terceiro lugar do prêmio ABEU, na categoria Ciências Naturais e Matemáticas.

Em outras palavras, a EDUNILA visa a publicação de obras de conhecimento técnico, científico, cultural e didático, produzidas por autores e autoras, principalmente, da América Latina e Caribe, clássicos ou contemporâneos, internos e externos à universidade, reconhecendo e incorporando resultados intelectuais de qualidade gerados por diversos segmentos acadêmicos, científicos e culturais definidos em critérios de relevância em consonância com a missão da própria instituição que a acolhe. Dessa forma, e com a proposta de contribuir com a integração latino-americana, a EDUNILA dá destaque a obras de caráter bilíngue e a traduções inéditas de textos escritos nas diversas línguas que representam o continente.

Sendo uma editora jovem e vinculada a uma proposta inovadora no campo acadêmico, a EDUNILA, para cada um de seus livros, desenvolve um projeto editorial e gráfico atual e arejado, procurando cativar o público externo e não acadêmico.

Finalmente, por ser a editora de uma universidade pública, a EDUNILA prima pela ampla distribuição gratuita de suas publicações, especialmente para bibliotecas públicas de sua região de inserção, além de garantir a presença de suas obras em centros de pesquisa e universidades do continente, sobretudo aqueles voltados para o estudo da América Latina.