Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Publicar > Fluxo Editorial
conteúdo

Fluxo Editorial

publicado 08/08/2023 10h59, última modificação 08/08/2023 10h59

O processo editorial de um livro implica diversas etapas: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Na pré-produção, estão envolvidos sobretudo os e as assistentes administrativos/as, responsáveis pela publicação de editais, recebimento do material e distribuição para pareceristas externos/as e internos/as, apoio ao Conselho Editorial na seleção das obras e, finalmente, conferência de todos os documentos necessários para o contrato entre as partes.

Findo o contrato, o livro entra na fase de produção, sendo dividida em textual e gráfica. A produção textual compreende a revisão de texto e a normalização bibliográfica, feitas pela revisora de textos e pelo bibliotecário-documentalista, os quais solicitam ajustes ao/à autor/a, que deve sempre retornar a obra revista dentro dos prazos regulamentados, para não prejudicar o fluxo do processo editorial (ver resolução 01/2023). Após aprovada a produção textual, o livro passa pela definição de projeto gráfico, pela produtora visual, seguindo, então, para a diagramação, resultando, ao fim, no boneco do livro, que ainda passa por provas de revisão textual e do/a autor/a. Geralmente, o boneco do livro passa por duas provas para ser finalmente considerado pronto para o seu tão esperado lançamento.

Com o livro pronto, tem início a etapa de pós-produção, que garante a assim denominada vida social do livro, isto é, ser inserido em notícias da imprensa local, em programas de rádio, ter resenhas especializadas encomendadas, promover mesas-redondas e eventos similares em torno do tema do livro etc. Esta etapa dura de seis meses a um ano e é fundamental contar com uma participação ativa por parte dos/as autores/as.

O processo de venda do livro também integra a pós-produção. Contudo, para uma universidade pública, interessa mais circular com este conhecimento do que especificamente a sua venda. Inclusive, a natureza jurídica das universidades públicas dificulta esta atividade, sendo preciso buscar meios criativos para a circulação de seus livros.