Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Publicar > Normas
conteúdo

Normas

publicado 08/08/2023 11h01, última modificação 08/08/2023 11h01

1         A Política Editorial da EDUNILA tem como objetivo:

  1. A publicação, promoção, intercâmbio e difusão de obras relevantes, em todos os campos do conhecimento, com foco principal voltado à América Latina e ao Caribe, atendendo às atividades acadêmicas da UNILA de ensino, pesquisa e extensão.
  2. Uma atuação ativa na promoção de debates que fortaleçam as relações culturais e a valorização da cultura e da memória latino-americana.
  3. Tornar a editora a vitrine da produção intelectual de sua comunidade acadêmica, traduzida em linhas editoriais, selos e coleções.
  4. A edição de obras de valor técnico, científico, artístico e literário, em consonância com a missão da universidade, com especial atenção para os temas de interesse para a América Latina e o Caribe.
  5. Fomentar a publicação de obras traduzidas, as coedições de livros e a circulação das obras publicadas.
  6. Mapear o conhecimento produzido na comunidade acadêmica unileira, identificando temas e tendências para suas linhas editoriais, selos e coleções.
  7. Ouvir a comunidade acadêmica, a comunidade de inserção da UNILA – a fronteira trinacional – e o Conselho Editorial sobre necessidades de publicações para integrar linhas editoriais, selos e coleções.
  8. Incentivar a produção e a publicação de obras em formato digital em acesso aberto, sem prescindir da publicação de obras impressas, que podem ser comercializadas ou doadas para entidades públicas, escolas, movimentos sociais etc.
  9. Garantir um amplo leque de publicações que vão desde livros didáticos/paradidáticos até pesquisas de ponta, de obras clássicas a teorias científicas contemporâneas, nacionais e internacionais, bem como estudos sobre os mais representativos produtores ou produtoras de conhecimento, com especial foco na América Latina e no Caribe.

 

2         O funcionamento da EDUNILA é orientado pelo seu Regimento Interno, cujas alterações podem ser propostas pela Chefia da EDUNILA, para depois serem submetidas ao Conselho Universitário, ouvido o Conselho Editorial.

 

3        O fluxo de publicações obedece a editais publicados pela Chefia da EDUNILA, ouvido o Conselho Editorial, que podem ser de fluxo contínuo ou de cronogramas limitados, tendo, porém, que obedecer aos mesmos passos operacionais:

  1. Submissão de originais.
  2. Avaliação prévia do Órgão Executivo da EDUNILA.
  3. Avaliação “cega” de pareceristas.
  4. Avaliação final do Conselho Editorial.
  5. Produção editorial.
  6. Lançamento e vida social do livro.

 

4         A EDUNILA pode publicar livros e partituras/ensaios visuais/fotográficos/cartográficos e outros formatos menos usuais, desde que dentro da capacidade técnica da equipe e aprovados pelo Conselho Editorial.

 

5         A EDUNILA é guiada por valores éticos e não aceita obras que violem a legislação; que sejam fraudulentas e/ou plagiadas; que possuam conteúdo ofensivo e/ou discriminatório; que façam apologia ao nazismo ou que defendam o negacionismo científico.

 

6         Os editais publicados pela EDUNILA devem atender as linhas editoriais, selos e coleções da Política Editorial.

 

7         São as linhas editoriais da EDUNILA:

  1. América Latina e Caribe
  2. Fronteira Trinacional
  3. Direitos humanos
  4. Educação
  5. Meio ambiente
  6. Comunicação, arte e cultura
  7. Tecnologia
  8. Ciências humanas
  9. Ciências políticas, sociais e sociais aplicadas
  10. Ciências exatas e engenharias
  11. Ciências da vida e da natureza

 

8         São os selos da EDUNILA:

  1. Selo Ñande: reúne publicações de caráter técnico-científico, tendo, portanto, maior rigor no processo de seleção das obras.
  2. Selo Saberes: reúne obras com linguagem acessível, merecendo um processo editorial facilitado de submissão, contudo igualmente rigoroso de produção.
  3. Selo Ajaká: reúne publicações fora do formato usual, geralmente vinculadas ao universo das artes – partituras, ensaios fotográficos, visuais, cartográficos etc., que demandam um processo editorial próprio.

 

9         São as coleções da EDUNILA:

  1. Caleidoscópio: Coleção dedicada a livros monográficos de um determinado país da América Latina e Caribe, a partir de uma área de conhecimento.
  2. América Latina Diversa: Reúne livros que debatem a América Latina em conjunto, a partir de distintas áreas de conhecimento.
  3. Nuestra América: Composta por livros monográficos sobre pensadores/as e/ou temas, como gênero, raça, classe, fundamentais para compreender a América Latina e Caribe ou traduções de obras de referência ainda não publicadas em português ou em espanhol.
  4. Conhecer América Latina: Popularização da ciência para fins didáticos e paradidáticos de temas de interesse sobre o continente e atualidades.
  5. Ditaduras: Coleção especial para marcar os 70 anos das ditaduras de segurança nacional no continente.
  6. Insurgências em Movimento: Dedicada a debater os movimentos e lutas populares na formação do continente e na atualidade.
  7. Toda Língua é Migrante: Coleção voltada à tradução para o português e/ou espanhol de obras destacadas das letras latino-americanas tanto clássicas quanto contemporâneas, cujos textos-fonte estejam em qualquer língua falada na América-Latina e Caribe.
  8. Diálogos do Sul: Reúne obras cujos temas não estão diretamente relacionados à América Latina e Caribe, porém de caráter abrangente ou em profundo diálogo com os interesses do continente.
  9. Fronteiriça: Coleção dedicada a publicações sobre a fronteira trinacional, prioritariamente, e outras fronteiras, quando for o caso.
  10. Ver, ouvir, sentir la Patria Grande: Coleção voltada às diversas dimensões e expressões artísticas, podendo ser em formatos outros, como partituras, ensaios visuais, fotográficos, cartográficos etc., que merecem processo editorial próprio.
  11. Eduniños y niñas: Popularização da ciência para o público infantil.
  12. Chévere: Popularização da ciência para jovens e adultos.
  13. Estudos Avançados: Coleção com a curadoria do IMEA.
  14. Semillas: Coleção comemorativa dos 10 anos dos cursos e do Ciclo Comum de Estudos da UNILA.

 

10     A qualquer momento uma nova coleção, selo ou linha editorial pode ser sugerida por membros/as do Conselho Editorial, devendo ter um parecer de viabilidade pelo Órgão Executivo e ser aprovada pelo Conselho Editorial.

 

11    Coleções específicas podem ter curadores/as sugeridos pela Chefia da editora ou um/a dos/as membros/as do Conselho, devendo este/a ser aprovado/a pelo Conselho Editorial, com o objetivo de convidar autores/as para desenvolver temas de interesse, que atendam as linhas editoriais.

 

12     Podem ser publicadas, em caráter excepcional, obras cuja proposição provenha da Chefia ou de membros e membras do Conselho Editorial, desde que atendam às linhas editoriais, selos e coleções, sendo que a avaliação delas é feita somente pelo Conselho Editorial. A chefia ou o/a membro/a do Conselho Editorial a propor uma obra para publicação não pode ser seu autor/autora, organizador/organizadora e/ou tradutor/tradutora. Incluem-se nesse caso:

  1. Obras de autoras ou autores reconhecidos, vivos ou já falecidos, inéditos ou não disponíveis no mercado editorial brasileiro, cuja publicação represente uma contribuição significativa para a cultura, ou a ciência, ou as artes da América Latina e do Caribe.
  2. Obras cuja publicação seja proposta em regime de coedição, por editora brasileira ou não, e que obedeça aos critérios anteriormente citados.

 

13     Podem ser publicadas obras que tenham passado por processo seletivo interno da comunidade acadêmica da UNILA, com avaliação por pares, como é caso de concursos de teses, dissertações afins, desde que atendam às linhas editoriais, selos e coleções, sendo que a avaliação delas é feita somente pelo Conselho Editorial.

 

14     As propostas de publicações oriundas de pessoas externas à UNILA – e que, por quaisquer motivos, não possam atender o fluxo eletrônico de submissão dos originais – podem ser submetidas por servidores/as da UNILA, desde que essa submissão não se confunda com a autoria real (individual ou coletiva) das obras.

 

15     As publicações da EDUNILA podem ser em língua portuguesa ou espanhola, ou em quaisquer outras línguas reconhecidas na América Latina e no Caribe, desde que haja a possibilidade, a partir da sua submissão, de serem objeto do fluxo normal de avaliação e produção, incluindo obras bilíngues ou plurilíngues.

 

16     Os avaliadores e avaliadoras das obras submetidas devem ser externos/as à UNILA, se a proposta vier de um/a integrante da comunidade acadêmica interna, ou, vice-versa, podem ser internos/a à UNILA, quando a obra for submetida por alguém externo/a à UNILA.

  1. Os avaliadores e avaliadoras são escolhidos pelo Órgão Executivo, que também recebe dos membros/as do Conselho Editorial nomes para a formação de um banco de avaliadores e avaliadoras.
  2. O trabalho dos avaliadores ou avaliadoras não é remunerado, podendo estes receber, quando couber, exemplares de obras impressas publicadas pela EDUNILA, além de certificado de emissão de parecer.

 

17     As obras impressas publicadas pela EDUNILA são comercializadas em venda direta, venda on-line e, quando possível, por meio de consignação em livrarias e/ou distribuidoras nacionais e internacionais, de acordo com o desenvolvimento das estruturas internas da própria editora e da UNILA como um todo, podendo ocorrer por meio de fundação de apoio ou de parcerias e/ou convênios.

  1. O preço das obras impressas é definido pelo Órgão Executivo da EDUNILA, obedecendo às práticas das demais editoras universitárias brasileiras, considerando que a editora não se rege pelo princípio do lucro, tampouco depende da arrecadação para manutenção de seu funcionamento.
  2. Exemplares de obras impressas podem ser doados a bibliotecas, movimentos sociais e instituições públicas e universitárias, brasileiras ou não, de acordo com um plano específico a ser proposto pelo Órgão Executivo.
  3. Exemplares de obras impressas podem ser enviados a jornalistas e especialistas em resenhas editoriais, no Brasil e no exterior, para divulgação das obras em diversos meios e mídias, como uma das formas de garantir a vida social do livro.

 

18     A EDUNILA disponibiliza suas obras no formato e-book para baixar gratuitamente em seu portal de livros na página web da universidade e divulga suas obras por meios eletrônicos (tais como mídias sociais da editora e da universidade e demais canais de divulgação externos) promovendo ou apoiando, quando possível, eventos de lançamento.

  1. A critério do Órgão Executivo e quando houver orçamento disponível, livros no formato e-book podem ter uma pequena tiragem impressa para a distribuição institucional estratégica.
  2. É permitido aos autores e autoras, desde que comunicado à editora, a impressão de e-book de sua autoria, desde que com financiamento próprio.
  3. A impressão de e-books por financiamentos externos à editora, desde que autorizada, deve prever a entrega de um percentual da tiragem para o patrimônio da EDUNILA.