Ensino Remoto Emergencial
Com a aprovação pela Comissão Superior de Ensino (COSUEN), a UNILA começará a ofertar atividades acadêmicas por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE).
Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e centralizar as informações em um único espaço, foi criada esta página, para facilitar o acesso à informação e para entender esta nova dinâmica como forma de minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 na vida acadêmica.
Para saber mais sobre o ERE, acesse os relatórios feitos pela Pró-Reitoria de Graduação:
Período Especial Emergencial: descreve todas as etapas do Período na UNILA
Período Especial Emergencial – Consulta a Discentes e Docentes: apresenta as experiências da comunidade acadêmica no ERE.
Principais pontos:
- Adesão facultativa: a adesão ao ensino remoto emergencial é facultativa, tanto para docentes como para discentes.
- Composição das atividades: poderão ser ofertados componentes curriculares teóricos e práticos que puderem ser adaptados ao ensino remoto emergencial, além de atividades acadêmicas complementares, TCCs e estágios.
- Frequência e avaliação: durante o ensino remoto não há reprovação por frequência. Os discentes que apresentarem rendimento suficiente serão aprovados, independentemente da frequência. As reprovações durante o ERE não serão computadas no histórico escolar e também não terão efeitos no IRA. Já as aprovações serão registradas nos históricos e consideradas para fins de conclusão de curso.
- Calendário: o início das atividades está previsto para o dia 21 de setembro, com prazo para conclusão até 23 de dezembro. Trata-se de um semestre especial, nomeado 2020.5.
- As bolsas de pesquisa, extensão e de assistência estudantil não serão afetadas por reprovações em componentes curriculares do ERE, salvo os editais de apoio específicos para o Ensino Remoto Emergencial.
- Inclusão digital: serão disponibilizados para os discentes de graduação e pós-graduação programas de inclusão digital.
- Capacitação docente: a UNILA criou um programa de capacitação docente para facilitar o processo de construção do Ensino Remoto Emergencial.