Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2022: 10 fatos que marcaram o ano na UNILA
conteúdo

Vida Universitária

Retrospectiva 2022: 10 fatos que marcaram o ano na UNILA

Relembre como foi a retomada das aulas presenciais, a chegada dos primeiros moradores do alojamento estudantil, a primeira defesa de doutorado e outros acontecimentos importantes do ano que está acabando
publicado: 30/12/2022 08h00, última modificação: 30/12/2022 09h21

O ano de 2022 começou esperançoso. A vacinação em massa contra a Covid-19 mostrava que, depois de quase dois anos com restrições, era possível pensar em retomar a normalidade do período pré-pandemia. Na UNILA não foi diferente. O ano foi marcado pela volta da presencialidade em todos os cursos de graduação e pós-graduação. E não foram apenas os alunos que voltaram a circular pelos corredores da Universidade. A comunidade de Foz e região voltou a se fazer presente, participando de eventos, projetos de extensão, cursos e tantas outras oportunidades que a universidade pública oferece para a sociedade.

O ano também teve momentos difíceis. Os bloqueios orçamentários impostos às universidades federais impactaram várias atividades na UNILA. Porém, mesmo em meio às dificuldades financeiras, a UNILA não deixou de cumprir o seu papel de promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade. E, ainda, colheu resultados positivos do trabalho realizado durante o período mais crítico da pandemia, em que a comunidade acadêmica se manteve ativa e atuante mesmo em meio às restrições impostas pela Covid-19.

Confira alguns dos momentos mais importantes na UNILA em 2022:


1. Um reencontro muito esperado

As atividades presenciais da UNILA começaram a ser retomadas gradativamente em 2021. Mas foi em 2022 que a Universidade voltou a receber toda a comunidade acadêmica em seus prédios. As atividades administrativas voltaram a ser 100% presenciais em janeiro. Em março, foram retomadas as aulas presenciais da pós-graduação e, em abril, dos cursos de graduação. Os primeiros encontros foram cercados de cuidados, com passaporte vacinal, uso de máscaras e álcool em gel e adequação dos espaços físicos para garantir mais ventilação aos ambientes.

Para receber os alunos de graduação no novo semestre letivo, a UNILA organizou um evento de acolhida que foi marcado por reencontros e muita emoção. A plateia foi formada por discentes veteranos e vários estudantes que, embora já estivessem estudando na UNILA desde 2021, estavam conhecendo fisicamente a Universidade pela primeira vez. Na ocasião, o reitor Gleisson Brito lembrou que foram mais de 760 dias desde que a Universidade suspendeu as atividades presenciais, em 17 de março de 2020. Nesse período, a instituição adaptou-se para continuar desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão mesmo de forma remota. “Hoje é um momento de vitória. Estamos voltando à presencialidade na instituição que é a mais responsável pela superação da pandemia. Afinal, foi a ciência que permitiu o desenvolvimento da vacina e de estratégias que nos permitem voltar a estudar e a trabalhar em segurança. Aqui está a fonte dos conhecimentos que nos ajudaram a vencer essa batalha”, declarou.


2. Os primeiros moradores do alojamento estudantil

Um sonho antigo da comunidade acadêmica tornou-se realidade em 2022. O novo Alojamento Estudantil da UNILA entrou em funcionamento e começou a receber seus primeiros moradores. Foi um grupo de 36 alunos de diferentes regiões do Brasil e de outros 13 países, que começaram a chegar em 25 de janeiro. No total, o Alojamento tem capacidade para abrigar 204 estudantes, que podem permanecer no local por, no máximo, seis meses. Além de quartos e refeitório, o Alojamento agrega biblioteca, auditório, quadras de esporte, lavanderia e outros ambientes. Todos os espaços são mobiliados e oferecem eletrodomésticos e computadores para os habitantes.

O Alojamento Estudantil é o primeiro edifício que entra em funcionamento no Campus Integração, que futuramente deve abrigar todas as atividades da Universidade. O primeiro bloco de aulas está em fase de finalização e deve receber os primeiros estudantes já no primeiro semestre de 2023. Já o segundo bloco está na fase inicial de obras. A expectativa é que, em até 4 anos, a UNILA chegue a 100% de autonomia em infraestrutura.
 


 

3. A consolidação como a universidade mais internacional o Brasil

A edição mais recente do Censo da Educação Superior, divulgada em 2022, apontou que a UNILA se manteve em primeiro lugar como a instituição (entre públicas e privadas) que mais atrai estudantes internacionais no Brasil. Os dados do levantamento realizado pelo Inep, quando relacionados ao Relatório de Gestão, revelam que, do total de estudantes estrangeiros matriculados em instituições brasileiras, a UNILA absorve 44% do total de estudantes provenientes da Colômbia, 35% do Paraguai, 15% do Peru, 15% do Haiti e 15% do Chile. Isso mostra que o projeto de integração regional por meio do ensino vem se consolidando como diferencial da UNILA para os estudantes de demais países da América Latina.

Atualmente, a UNILA conta com estudantes de 36 países e realiza três seleções específicas para estrangeiros: o Processo Seletivo Internacional (PSI), o Processo Seletivo para Refugiados e Portadores de Visto Humanitário (PSRH) e o Processo Seletivo de Indígenas (PSIN). No primeiro semestre de 2022, a Universidade recebeu 2.354 inscritos nas três seleções. Entre os candidatos, havia estudantes de 26 nacionalidades e representantes de 70 etnias indígenas. De acordo com o pró-reitor de Relações Institucionais e Internacionais, Rodrigo Medeiros, foi o maior número de candidatos internacionais da história da instituição. “Durante a pandemia, as pessoas viram a presença da UNILA nos postos de saúde e hospitais e verificaram a importância de ter uma universidade pública federal em um momento em que a comunidade foi desafiada por uma situação praticamente apocalíptica. Acredito que há uma transmissão da nossa qualidade, pelo público local rumo ao público dos demais países. Isso é muito mais forte aqui na fronteira, mas essa imagem vai vazando para outras regiões”, avalia.


 

4. O 100º mestre do IELA

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) alcançou, em 2022, a marca de 100 dissertações defendidas. O centésimo mestre titulado pelo programa foi Cristiano Roberto Galli, egresso do curso de Música - Composição Musical, da UNILA, que defendeu o trabalho “A trajetória da música de vanguarda latino-americana na primeira metade do século XX: os movimentos Nueva Música e Música Viva”, sob a orientação da professora Analía Chernavsky. O PPGIELA foi a primeira pós-graduação stricto sensu da UNILA. Desde a sua implantação, em março de 2014, passaram pelas turmas do mestrado alunos provenientes de 11 países.

Em dezembro de 2022, a UNILA totaliza 592 dissertações defendidas em seus 12 programas de pós-graduação. Somente no último ano, foram 148 defesas de mestrado.


 

5. O primeiro doutor unileiro

Outro destaque da pós-graduação foi a primeira tese de doutorado defendida na UNILA. Leonardo Pereira Lins foi o primeiro a conquistar o título de doutor na Universidade, no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade. A tese intitulada “Produção e aproveitamento do biogás gerado a partir de resíduos da indústria cervejeira” foi defendida em novembro e teve a orientação de Janine Padilha Botton e coorientação de Andreia Cristina Furtado. A pesquisa levou em consideração a possibilidade de aproveitamento energético de resíduos orgânicos gerados no processo de fabricação em cinco cervejarias nas regiões Oeste e Centro-Oriental do Paraná. Dessa forma, verificou o potencial energético para a produção de biogás e metano, a partir de amostras de bagaço de malte e de efluentes líquidos originados dessas cervejarias, que correspondem a 85% do volume desses resíduos.

A segunda tese defendida no PPGIES foi a de Joylan Nunes Maciel que, além de discente na pós-graduação, é docente da UNILA. Defendido no dia 20 de dezembro, o trabalho de Maciel intitula-se "Método híbrido de predição com processamento de imagens e inteligência artificial aplicável à geração de energia solar fotovoltaica". 


 

6. Pós-graduação comemora resultados da avaliação da Capes

Os Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, em Biodiversidade Neotropical, em Integração Contemporânea da América Latina e em Literatura Comparada obtiveram nota 4 na avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período 2017-2020, que pela primeira considerou parâmetros qualitativos e quantitativos. Os dados foram divulgados em setembro de 2022.

Com esse resultado, 33% dos programas de pós-graduação da UNILA tiveram aumento de conceito e metade dos 12 programas em atividade, classificados com nota 4, já podem solicitar abertura de doutorado. Quatro outros programas tiveram a sua primeira avaliação, obtendo nota 3 os mestrados em Economia, em História e em Relações Internacionais; e nota 4 o mestrado/doutorado em Energia e Sustentabilidade.


 

7. Mais bolsistas de produtividade em pesquisa

Em 2022, a UNILA obteve aprovação de três projetos contemplados em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), referente à Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ). Foram contemplados os projetos dos pesquisadores Ramon Blanco, Antonio Rediver Guizzo e Wellington Francisco, que se somam a outros dois pesquisadores que já estavam compondo esse time de bolsistas de produtividade em pesquisa: Edna Possan e André Jacomel Torii. A chamada contempla os pesquisadores mais profícuos do país e prevê uma série de rigorosas exigências.

Para o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio de Sousa Góes, “a UNILA ter pesquisadores de produtividade do CNPq, em diferentes áreas de atuação, é de muita satisfação para nós, pois mostra maturidade institucional e, o mais importante, que os colegas docentes estão conseguindo avançar e se destacar perante seus pares”. Ele diz que a PRPPG vem atuando, com o apoio da Reitoria, para fomentar e apoiar os pesquisadores da instituição, visando o fortalecimento da pesquisa e, também, da pós-graduação. “Esperamos que, com essas ações, possamos ter, nos próximos anos, mais colegas docentes aprovados como bolsistas produtividade", incentiva ele.



8. SIEPE mostrou a força e dedicação da comunidade acadêmica

A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), principal evento acadêmico da UNILA, voltou a ser presencial em 2022, e os números do evento impressionaram: foram quase 2 mil visitantes de 27 escolas da cidade e região e 300 apresentações de projetos de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, extensão e atividades formativas. O tema do evento, que chegou à 4ª edição, foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”.

Na ocasião, a pró-reitora de Extensão, Kelly Sossmeier, destacou o envolvimento dos estudantes. “A Semana foi um sucesso. Começando na Mostra de Cursos, os alunos contentes em conversar com a comunidade, e depois nas salas das apresentações, bastante presença. O pessoal participou, teve bastante interação, foi muito importante”, declarou. Ela espera o crescimento de todos os eventos associados à Semana. “Esperamos que cada vez mais tenhamos professores e técnicos extensionistas. E que a comunidade tenha cada vez mais trabalhos para mostrar e para interagir com a sociedade”, completou.



9. Documentos importantes aprovados nas reuniões do CONSUN

Neste ano, o Conselho Universitário (CONSUN) aprovou vários documentos importantes para respaldar e expandir as atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica. No começo do ano, foi publicada a Política de Inovação da UNILA e outras resoluções que regulamentam a proteção dos direitos de Propriedade Intelectual na Universidade; a prestação de serviços remunerados, em atividades voltadas à inovação; os critérios para o compartilhamento e permissão de uso da infraestrutura e de capital intelectual da UNILA; e as normas de qualificação e de relacionamento das Empresas Juniores com a Universidade.
Em 2022 também foi publicada a Política de Assistência Estudantil e foram realizadas consultas públicas sobre a Política de Culturas e também a Política de Ações Afirmativas.

Em setembro, o CONSUN também aprovou, por unanimidade, a resolução que permite aos servidores técnico-administrativos aderirem ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). O programa substitui o controle de frequência dos agentes públicos por uma gestão de pessoas baseada em resultados e inova nos arranjos de trabalho, tanto em relação aos locais (presencial, teletrabalho e híbrido), quanto aos horários de execução (síncrono e assíncrono). O PGD é opcional e começou a ser implantado na UNILA em novembro.


10. A UNILA celebra suas culturas

O ano foi encerrado com um evento que celebrou a diversidade cultural e artística presente na UNILA. No dia 9 de dezembro foi realizado o 3º Festival de Culturas, concebido para ser uma forma de dar visibilidade à arte produzida na UNILA, além de abrir as portas da Universidade para a comunidade e para outros artistas da região. Durante todo o dia, mais de 30 artistas apresentaram-se nas salas de aula, nos auditórios e no palco montado na área externa do Jardim Universitário. A edição de 2022 do Festival também homenageou Katherine Sahyan Antillanca Millaqueo, liderança do povo Mapuche (Chile) e discente do curso de Música da UNILA que faleceu em julho de 2022.

Além da música, que ocupou boa parte da programação do dia, o público também foi contemplado com performances, exibição de curtas-metragens, exposição de cartazes e de poesias e apresentações de dança, a maioria protagonizada por estudantes de diferentes cursos. Organizado pela PROEX, o Festival contou com o apoio da Unioeste e da Fundação Cultural.