Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ginásio da UNILA foi sede de grandes eventos esportivos em 2022

Ginásio da UNILA foi sede de grandes eventos esportivos em 2022

Além de atividades e competições universitárias, o espaço vem se tornando referência para campeonatos organizados pela comunidade externa
publicado: 21/12/2022 08h01, última modificação: 21/12/2022 08h17

Toda a comunidade acadêmica pode reservar o ginásioPonto de encontro dos unileiros que praticam esportes, o ginásio da unidade Jardim Universitário (JU) vem se tornando um local de referência para a realização de eventos esportivos em Foz do Iguaçu. Em 2022, o espaço recebeu competições como o Campeonato Paranaense de Judô, a etapa final do Campeonato Paranaense de Patinação e os Jogos Inter Atléticas da Fronteira (Joia). Um dos motivos que faz com que o ginásio seja procurado pelos organizadores dessas atividades é o seu tamanho: são 876,90m² de área de quadra poliesportiva e capacidade de público de 220 pessoas.

“Embora a prioridade seja a utilização do espaço pela nossa comunidade acadêmica, vejo como muito positivo esse movimento de a comunidade externa passar a frequentar o nosso ginásio. É uma forma de as pessoas de Foz do Iguaçu e de outras cidades também conhecerem e circularem pela UNILA, possibilitando mais integração entre a universidade pública e a sociedade”, avalia a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Jorgelina Tallei.

Etapa final do campeonato paranaense de patinação foi um dos eventos sediados no JU em 2022Somente na final do Campeonato Paranaense de Patinação, realizada no mês de setembro, a UNILA recebeu 150 atletas de várias regiões do Paraná e que competiram ao longo de três dias. “O ginásio foi uma indicação da Secretaria Municipal de Esportes. Precisávamos de um espaço com piso adequado para patinação e arquibancada para a plateia. Nesse sentido, o ginásio da UNILA é um espaço ótimo, porque ele é bem estruturado, e a equipe da Universidade nos atendeu superbem”, contou Julia Meister, organizadora do evento.

O ginásio do JU também sedia os grandes eventos da Universidade. O maior deles é a Mostra de Cursos, que acontece dentro da programação da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em 2022, a Mostra reuniu mais de 2 mil estudantes de 27 escolas públicas de Foz do Iguaçu e região. Outro destaque é a Copa UNILA, que teve duas edições, realizadas nos meses de maio e dezembro, e na qual competem os times da Universidade de diferentes modalidades. E, quando não há eventos, o espaço é usado para treinos fixos das atléticas universitárias e outras atividades da comunidade acadêmica.

Ginásio da UNILA é usado para treinos fixos das atléticas universitárias e outras atividades da comunidade acadêmicaComo reservar

Os pedidos de uso do ginásio do JU pela comunidade externa devem ser realizados via Reitoria. Já a comunidade acadêmica da UNILA  discentes, docentes, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados  pode reservar o espaço com a equipe do Serviço de Promoção Cultural e Esportiva da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, pelo e-mail esporte.prae@unila.edu.br. Pelo mesmo e-mail, também é possível reservar as quadras do Campus Integração.