Pesquisa
Três projetos da UNILA foram aprovados no edital do CNPq para Bolsistas de Produtividade em Pesquisa
A UNILA obteve aprovação de três projetos contemplados em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do final de 2021. Para grande parte desses projetos, serão liberados recursos da instituição para que sejam executados entre 36 e 60 meses. A vigência das bolsas inicia neste mês de março. Na UNILA, foram contemplados os projetos dos pesquisadores Ramon Blanco, Antonio Rediver Guizzo e Wellington Franciso, que se somam a outros dois pesquisadores já estavam compondo esse time de bolsistas de produtividade em pesquisa: Edna Possan e André Jacomel Torii.
Para o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio de Sousa Góes, “a UNILA ter pesquisadores de produtividade do CNPq, em diferentes áreas de atuação, é de muita satisfação para nós, pois mostra maturidade institucional e, o mais importante, que os colegas docentes estão conseguindo avançar e se destacar perante seus pares”. Ele diz que a PRPPG vem atuando, com o apoio da Reitoria, para fomentar e apoiar os pesquisadores da instituição, visando o fortalecimento da pesquisa e, também, da pós-graduação. “Esperamos que, com essas ações, possamos ter, nos próximos anos, mais colegas docentes aprovados como bolsistas produtividade", incentiva ele.
O mesmo sentimento é compartilhado pelos pesquisadores contemplados com a Bolsa Produtividade. Para Wellington Francisco, “quanto mais projetos de pesquisa com fomento, maior a visibilidade para a UNILA no cenário nacional e internacional quanto à produção científica”. O pesquisador Antonio Guizzo analisa que “o aumento do número de bolsas CNPq na instituição demonstra como os professores e pesquisadores da UNILA vêm se esforçando em construir pesquisas de qualidade e com resultados consistentes, visto a elevada concorrência em tais editais”.
Para Ramon Blanco, com esse resultado, a UNILA tem um expressivo crescimento no número de Produtividade em Pesquisa, mas chama a atenção sobre a necessidade de promover mais fomento à pesquisa no orçamento da instituição para que ela possa ter mais bolsistas e, também, observar o desiquilíbrio existente em termos de raça e gênero. “Só assim teremos um horizonte de pesquisa, como instituição, e não como indivíduos. Fazer realmente pesquisa forte, pujante e com resultados de elevado impacto positivo no cenário científico nacional e internacional”, defende. Conheça um pouco mais sobre os três projetos aprovados, de acordo com seus proponentes.
Descolonizando a paz: (re)pensando a paz para além da colonialidade
O objetivo central do projeto apresentado pelo pesquisador Ramon Blanco é investigar o potencial resultante da teorização acerca da paz e da sua construção no cenário internacional, a partir de uma problematização que reflita a política internacional a partir da América Latina. Neste sentido, o projeto desenvolve uma investigação na qual a colonialidade é o principal elemento estruturante da política internacional – diferente do que é predominantemente desenvolvido na área dos Estudos para a Paz e das Relações Internacionais.
Para o pesquisador, isso traz consequências profundas ao modo pelo qual a paz e a construção desta são teorizados. Como resultado principal, o projeto fornecerá tanto subsídios teórico-conceituais quanto caminhos ontológicos, epistemológicos e metodológicos, pelos quais uma problematização que teorize a paz e a sua construção a partir da América Latina pode percorrer e assentar-se.
Nesse sentido, Ramon Blanco espera que estes elementos possam servir de alicerce para uma reflexão e uma análise acerca da paz e da sua construção. E, por consequência, fundamentar práticas relacionadas aos processos de reconstrução pós-bélica que se desenvolvem no âmbito das relações internacionais, mais condizentes e próximas das diferentes realidades presentes nas periferias do cenário internacional.
Imaginários da violência na literatura latino-americana contemporânea
O projeto do pesquisador Antonio Rediver Guizzo situa-se na área de Literatura Comparada e tem como objetivo investigar as figurações da violência em obras literárias contemporâneas de autores da América Latina. De acordo com Guizzo, o projeto estrutura-se a partir da compreensão de que literatura e violência são construções sócio-históricas que compartilham as mesmas condições materiais. Nesse sentido, as criações literárias tornam-se vias de acesso tanto para o entendimento dos processos estéticos surgidos em determinado tempo e espaço quanto para a percepção, compreensão e denúncia das condições sociais que originam o fenômeno da violência.
Nessa proposta, o projeto desdobra-se no recorte “literaturas do fim do mundo” e visa investigar obras literárias latino-americanas distópicas produzidas nas últimas duas décadas. Para o pesquisador, crises democráticas têm originado a produção de narrativas que tematizam a ascensão de regimes totalitários e líderes autoritários ao poder, o cerceamento de direitos e de interesses de opositores e minorias étnicas, raciais e religiosas, a intolerância à livre expressão de sexualidades não-heteronormativas, a redução de migrantes e grupos economicamente desprivilegiados, o aprofundamento da exploração dos recursos naturais e de outras espécies animais, e o agravamento das condições de trabalho.
Além da perspectiva investigativa, Guizzo afirma que se compreende, no projeto, a violência como limitador da qualidade de vida no país e no continente, cabendo também ao campo das pesquisas literárias promover a literatura enquanto discurso humanizador e transformador da sociedade, formador de responsabilidades democráticas e consciência humanitária, e estímulo ao exercício consciente e ativo da cidadania. A partir dessas dimensões o projeto pretende auxiliar a formação de recursos humanos para a atuação docente no ensino básico e superior, como também a formulação de estratégias de popularização do conhecimento científico à comunidade geral.
O papel do teatro científico na educação em ciências
O projeto do pesquisador Wellington Francisco foi contemplado na área divulgação científica e, segundo ele, surge de duas necessidades em relação ao papel do teatro científico na educação em Ciências. A primeira delas é intensificar a divulgação científica para contribuir com melhorias na relação interdisciplinar entre cultura e arte para o ensino de ciências, ofertado na educação básica das escolas da região de Foz do Iguaçu. E a segunda é a de identificar como o uso do teatro científico fomenta aspectos relacionados à formação docente e ao processo de aprendizagem de conhecimentos científicos em um contexto não formal de ensino.
Para atingir esses objetivos, o pesquisador pretende utilizar-se das características do teatro como uma abordagem teórico-metodológica, que abrange desde o processo de elaboração das peças e suas nuances até a promoção da divulgação científica e seus impactos no fomento do desenvolvimento humano na região da tríplice fronteira.
Wellington explica que o projeto será executado nos próximos três anos e a expectativa de é proporcionar a aprendizagem científica a partir do teatro, analisando diversos aspectos sobre o processo, assim como analisar o impacto na formação docente inicial com a temática.