Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Unileiro em Brasília

Identidade UNILA

Unileiro em Brasília

NOTÍCIAS DA GENTE

Egresso da UNILA, Chico Denis atua, desde fevereiro, como assessor na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
publicado: 31/05/2023 16h36, última modificação: 31/05/2023 16h40

Francisco Denes Pereira, conhecido como Chico Denis, ingressou na UNILA no ano de 2010, na primeira turma do curso de Relações Internacionais e Integração. Depois de concluir a graduação e o mestrado, trabalhou seis anos na Prefeitura de São Paulo e, desde fevereiro, atua na área internacional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Chico conta que o convite para trabalhar na Presidência veio exatamente em razão de sua passagem pela Prefeitura da capital paulista. “Trabalhando na maior cidade do país, tive bastante experiência como internacionalista. A Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo tem diversas representações internacionais, e como eu me especializei em América Latina, eu cuidava da América Latina, Portugal e Espanha. A gente se dividia por área de influência. Com isso, quando o novo governo federal assumiu, fui convidado para compor a equipe”, explica.

Em Brasília, entre suas atribuições estão acompanhar delegações em reuniões, tanto com os assessores especiais na área internacional quanto com as equipes de secretários do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele também participa da organização de missões internacionais e do diálogo com instituições de outros países que atuam no Brasil. “Acompanho, ainda, temáticas relacionadas ao Mercosul, novos arranjos de integração que estão sendo redesenhados, BRICS e temas estratégicos, como a COP que vai acontecer no Brasil em 2025”, complementa.

Para o internacionalista, o período que passou na UNILA contribuiu muito para sua formação profissional, principalmente pela característica de formação em diversidade, multiculturalidade e interdisciplinaridade. “Uma das grandes características que a UNILA deixou em mim foi conviver com a diversidade e buscar a unidade, o que nos une. A UNILA deixou isso, que as diferentes culturas, os diferentes povos, têm muito a nos ensinar. Muitas vezes não são os mesmos propósitos, as mesmas visões de mundo. Mas essas visões diferentes são fundamentais para que a gente possa construir o nosso senso crítico sobre o mundo e sobre os problemas sociais que a gente tem que resolver no Brasil, na América Latina e no planeta. E tudo isso foi fundamental para que eu esteja hoje, aqui, na Presidência da República”, ressalta.

Após terminar a graduação, Chico cursou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo, e, atualmente, é doutorando no mesmo Programa. “O mundo do trabalho e o mundo da academia, muitas vezes, são muito distintos. E eu tento, de alguma forma, analisar e juntar esses dois mundos para que eu possa ter um senso crítico, possa contribuir para a sociedade como um unileiro, para que a gente possa resolver muitos dos problemas sociais que o Brasil e a América Latina possuem. Então, a academia (pesquisar) é fundamental para que eu tenha uma formação completa. Estou certo que quanto mais tempo eu dedicar à academia, mais preparado estarei para os desafios que virão”, afirma.

E, dessa forma, tentando fazer sempre o lado profissional caminhar junto ao acadêmico, ele pensa em, no futuro, ser professor universitário. “Estou me preparando para ser docente também, para poder contribuir na academia com os meus conhecimentos. E quem sabe como professor da UNILA, não é mesmo? Tenho, ainda, o desejo profissional de trabalhar mais pela nossa integração regional, pois foi isso que a UNILA me ensinou. E penso em nunca parar de estudar. Sempre estar me aperfeiçoando, tendo cada vez mais contato com outras culturas e conhecimentos para que eu possa contribuir muito mais com a América Latina e seus desafios”, conclui Chico.