Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Estudante analisa a diversidade funcional dos peixes da Bacia do Paraná 3

Estudante analisa a diversidade funcional dos peixes da Bacia do Paraná 3

Notícias da Gente

Projeto de iniciação científica, do qual Diego Mantilla faz parte, analisa o efeito dos agrotóxicos na diversidade funcional do ecossistema na região
publicado: 14/11/2019 16h05, última modificação: 22/11/2019 13h52

Natural de Bucaramanga (Colômbia), o estudante Diego Fernando Cadena Mantilla, do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, desenvolve uma pesquisa sobre como o efeito dos agrotóxicos nos setores próximos à Bacia do Paraná 3 está afetando a diversidade funcional do ecossistema na região.

“No ecossistema, todas as espécies cumprem um papel importante para que se mantenha o equilíbrio”, explica Diego. Por isso, primeiramente, o estudante analisa, nos diferentes riachos que compõem a Bacia do Paraná 3, locais que não estejam afetados pelos agrotóxicos, os que estejam moderadamente afetados e, também, outros que estejam altamente afetados pelos agrotóxicos.

Em cada ponto, ele observa as numerosas espécies de peixes que ali habitam e caracteriza qual função cada uma está cumprindo no ecossistema. Depois, o acadêmico irá comparar se os agrotóxicos estão afetando a funcionalidade dos peixes ou se eles estão desaparecendo.

Quando coletados os peixes, para classificá-los, Diego avalia as caraterísticas morfológicas, que estão ligadas aos aspetos ecológicos próprios da espécie, o que ajuda a definir o papel funcional de cada uma delas. Dessa forma, posteriormente, é feita a comparação.

O projeto de iniciação científica faz parte de um convênio entre UNILA, Itaipu e PTI, sob a coordenação do professor Luiz Henrique Garcia Pereira. Esse tipo de atividade traz uma importante contribuição à comunidade de Foz do Iguaçu e das outras cidades fronteiriças, pois levanta uma preocupação a respeito do uso indiscriminado dos agrotóxicos e seu impacto nos cardumes que habitam os rios desta região. Além dos agrotóxicos estarem presentes na água e nos vegetais, os moradores da Tríplice Fonteira também consomem os peixes dos rios da região.

Texto de autoria do estudante Andres Mauricio Garcia Torres, de Letras - Artes e Mediação Cultural, com edição e revisão da SECOM, escrito para o projeto de uma revista comemorativa aos 10 anos da UNILA. Para ter sua história divulgada na revista, entre em contato com o discente (amg.torres.2016@aluno.unila.edu.br) e conte o que você já ajudou a fazer para mudar a realidade da Região Trinacional.