Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Em intercâmbio na UNILA, estudante francês desenvolve pesquisa com acadêmicos do Mestrado em Engenharia Civil

Pesquisa

Notícias da Gente

Estudo de Loric Renault foca no comportamento mecânico do colapso estrutural em estruturas que têm corrosão.
publicado: 01/03/2019 15h28, última modificação: 22/08/2019 16h34

Loric Renault, mestrando da Universidade Paris Saclay (França), está em Foz do Iguaçu, desde outubro do ano passado, realizando intercâmbio na UNILA. A oportunidade surgiu após uma visita do professor Julio Lopez, da área de Engenharia Civil da UNILA, à instituição francesa. Além de conhecer o Laboratório de Mecânica e Tecnologia onde Loric atua, o docente proferiu uma palestra sobre as ações desenvolvidas na UNILA, o que despertou o interesse dos pesquisadores franceses.

O foco da pesquisa de Loric é estudar o comportamento mecânico do colapso estrutural em estruturas que têm corrosão. “Ele realiza uma análise computacional, escrevendo uma rotina utilizada para fazer a simulação numérica do colapso de estruturas que têm corrosão. Ou seja, Loric está preparando um programa para simular sobrecargas mecânicas, que poderiam ser sismos, em estruturas. Com isso, ele irá analisar como o potencial de colapso aumenta em função da corrosão do aço”, explica Lopez, que é orientador do estudante francês no intercâmbio realizado junto ao Mestrado em Engenharia Civil da UNILA.

Loric, que fica em Foz do Iguaçu até o mês de julho, está animado com os trabalhos realizados até agora. “A experiência está sendo muito produtiva. Estou gostando bastante da cidade e, para a pesquisa, está sendo muito interessante este período na UNILA”, afirma o estudante.

O grupo de pesquisa da Universidade Paris Saclay do qual Loric faz parte é parceiro da instituição responsável pela segurança das centrais nucleares da França. O trabalho dos pesquisadores é assegurar que mesmo estruturas antigas e com níveis de corrosão elevados tenham um comportamento mecânico adequado, principalmente em relação a abalos sísmicos. E esse foi um dos pontos que colaboraram para que Loric escolhesse a UNILA para realizar o intercâmbio, já que o curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da Universidade é um dos únicos do Brasil com disciplinas da área sísmica. “A escolha do Loric pela UNILA é, sem dúvida, um reconhecimento. O pograma de bolsa do qual ele participa permitia realizar a pesquisa em qualquer lugar do mundo, e Loric escolheu estar na UNILA”, ressalta o professor Julio Lopez.