Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Egressa de Administração Pública e Políticas Públicas realiza pesquisa sobre as ações do Observatório Social de Foz

Vida Universitária

Notícias da Gente

Entidade foi criada em 2009, e atua com foco na educação fiscal e no monitoramento da aplicação dos recursos públicos municipais
publicado: 01/11/2019 11h03, última modificação: 01/11/2019 14h42

Rafaela Marçal Buono formou-se, este ano, na primeira turma do curso de Administração Pública e Políticas Públicas da UNILA. Em seu trabalho de conclusão de curso, a egressa abordou as atividades do Observatório Social de Foz do Iguaçu – entidade que foi criada em 2009 e atua com foco na educação fiscal e no monitoramento da aplicação dos recursos públicos municipais.

O interesse de Rafaela pelo tema surgiu depois de uma palestra ministrada pela presidente do Observatório, Leonor Venson de Souza, durante a Semana Acadêmica do curso de Administração Pública e Políticas Públicas da UNILA. “Desde então, busquei saber mais como funcionavam os observatórios sociais. Depois, tivemos uma disciplina chamada Controle Social e Institucional, que me abriu os olhos em relação à pesquisa sobre o tema, e, então, tive certeza que eu queria pesquisar sobre o Observatório Social de Foz”, conta a administradora.

Desde o início da pesquisa, ela contou com o apoio e a colaboração tanto da presidente e dos funcionários do Observatório. “Eles disponibilizaram todos os dados de que eu precisava, ajudaram com as entrevistas dos voluntários da instituição e, ao final do trabalho, ouviram, também, as sugestões”, ressalta Rafaela. Já sua maior dificuldade no desenvolvimento do TCC foi encontrar autores que tratam de observatórios sociais. “Localizei artigos, teses e dissertações, mas não livros que abordassem especificamente o tema”, complementa.

Ela explica que a relevância de observatórios sociais, como o de Foz do Iguaçu, vai além da fiscalização das contas públicas municipais. “É muito importante, também, o conhecimento e a experiência pessoal que cada membro do Observatório adquire sendo voluntário, buscando saber como andam os gastos da cidade, além de colaborar para que esse gasto seja realizado de forma eficiente, da melhor maneira possível. Muitos reclamam, mas poucos são os que correm atrás para ajudar. Como diz o lema do Observatório Social do Brasil: ‘Indignar-se é importante, atitude é fundamental’”, enfatiza a egressa da UNILA.

A pesquisa para o TCC abriu as portas para um emprego no próprio Observatório, onde Rafaela começou a trabalhar há poucos dias. “Tenho como objetivo o crescimento profissional. Pretendo me especializar nessa área, para adquirir mais conhecimento sobre controle social, e me especializar também na parte contábil”, finaliza a administradora.

Em seu trabalho de conclusão de curso, Rafaela foi orientada pela professora Maria Alejandra Nicolas. A íntegra do TCC está disponível no Repositório Institucional da UNILA.

Se souber de uma história legal para ser publicada aqui, cadastre um ticket no COMUNICA.

registrado em: