Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Conectando Neurociência e Educação

Conectando Neurociência e Educação

Notícias da gente

Eliana Valdez, egressa do curso de Química da UNILA, foi contemplada com uma bolsa no mestrado em Neurociência Cognitiva e Neuropsicologia, na Birkbeck University of London
publicado: 21/10/2021 18h23, última modificação: 29/11/2021 13h26

Natural de Coronel Oviedo (Paraguai) e egressa da licenciatura em Química da UNILA, Eliana Valdez começou, neste mês, a cursar o Mestrado em Neurociência Cognitiva e Neuropsicologia, na Birkbeck University of London. A estudante foi aprovada com uma bolsa integral do Chevening, um dos programas de bolsas mais importantes do mundo.

De acordo com Eliana, seu desempenho em todas as etapas do processo seletivo para estudar no Reino Unido tiveram relação direta com as atividades realizadas na UNILA. “Os projetos em que atuei me ajudaram a desenvolver muitas habilidades, como liderança, trabalho em equipe, escuta ativa, sensibilidade com os distintos problemas sociais que enfrentamos e um senso de estar sempre à disposição da comunidade”.

Entre as ações que a discente esteve envolvida na Universidade está o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). “Foi um projeto que me fez entender a importância de motivar os alunos das escolas públicas a conectar as ciências ao dia a dia”, explica. “A oportunidade de trabalhar também em projetos de extensão e de iniciação científica e em organização de eventos faz com que tenhamos responsabilidades com a Universidade, com o curso e com as pessoas que são parte desse processo. E aprendemos muito com tudo isso”, complementa.

Eliana conta que escolheu a UNILA para cursar a graduação devido à qualidade do ensino e do corpo docente e à diversidade cultural. “Foi uma das melhores escolhas que fiz em toda a minha vida. Conhecer pessoas de diversos lugares e realidades nos mostra outras perspectivas da vida. Eu sou quem sou pelas pessoas que conheci na UNILA, como professores, colegas, técnicos de laboratório, servidores da parte administrativa, da cantina, da Biblioteca. As atividades realizadas na Universidade e o ambiente da UNILA contribuíram muito para meu desenvolvimento profissional e pessoal. Se não tivesse vivenciado isso, não iria conseguir estar onde estou agora”, ressalta.

Após concluir o Mestrado, a estudante pretende trabalhar em projetos de educação em ciências em sua comunidade. “Quero seguir o modelo da UNILA, de conectar escolas, universidade e comunidade. Focar nos processos de comunicação e emoção no processo de ensino e aprendizagem. Escolhi estudar Neurociência Cognitiva porque quero entender melhor como aprendemos e ensinamos, seja ciência ou qualquer outra disciplina. Somos seres humanos e é impossível não considerar a humanidade no ensino, ou seja, como nos sentimos, como nos comunicamos. Gostaria de conectar a pesquisa em Neurociência com Educação e, a longo prazo, criar uma rede de professores e cientistas interessados na junção dessas duas temáticas, pois acredito que é algo crucial para o ensino e aprendizagem”.