Você está aqui: Página Inicial > Informes > Tutoria de Apoio à Permanência
conteúdo

Institucional

Tutoria de Apoio à Permanência

Atividades da Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos, migrantes, refugiados e com visto humanitário já estão em funcionamento. Confira os dias e horários de atendimento.
publicado: 09/05/2025 16h21, última modificação: 09/05/2025 16h21

Tiveram início em abril os atendimentos do Programa de Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos, migrantes, refugiados e com visto humanitário da UNILA. A iniciativa, coordenada pela SECAFE e PROGRAD, visa ajudar esses estudantes na organização dos estudos, na compreensão das disciplinas, no uso das ferramentas da universidade e na adaptação à vida acadêmica.

As atividades da tutoria são feitas individualmente ou em grupo e buscam apoiar os discentes nas seguintes áreas:

- Organização dos estudos;
- Entendimento de conteúdos e textos acadêmicos;
- Acompanhamento e suporte de atividades avaliativas;
- Uso das ferramentas institucionais (como SIGAA, Google Drive, GLPI, SIGEventos e outras);
- Apoio com a língua portuguesa e mediação linguística e cultural;
- Informação sobre os direitos e serviços da UNILA, promovendo maior integração com os setores da Instituição.

Os atendimentos serão realizados por tutores em cada Instituto da UNILA, em todas as unidades. Os horários estão disponíveis abaixo e podem ser ajustados ao longo do semestre, conforme a necessidade dos estudantes e as orientações das coordenações de tutoria.

Estudantes deste grupo – indígenas, haitianos, migrantes, refugiados e com visto humanitário – que estiverem enfrentando dificuldades acadêmicas podem procurar diretamente os tutores ou entrar em contato com a SECAFE para receber orientação. Docentes também podem acionar a SECAFE caso identifiquem discentes que necessitem de acompanhamento.

 

registrado em: , ,