Você está aqui: Página Inicial > Informes > Roda de conversa
conteúdo

Identidade UNILA

Roda de conversa

No dia 28 de março, o grupo PET - Conexões de Saberes e a comunidade tikuna da UNILA promovem a roda de conversa “Massacre do Capacete”. A atividade será realizada no Jardim Universitário e é aberta a toda a comunidade acadêmica.
publicado: 23/03/2023 17h03, última modificação: 23/03/2023 18h46

Organizada pelo grupo PET - Conexões de Saberes e pela comunidade tikuna da UNILA, a roda de conversa “Massacre do Capacete” será realizada em 28 de março, às 14h, na Unidade Jardim Universitário (sala G001). O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e as inscrições podem ser feitas via SIG-Eventos.

O que foi o Massacre do Capacete?

Também conhecido como Massacre dos Tikunas, o Massacre do Capacete ocorreu em março de 1988 e foi cometido por madeireiros na Boca do Capacete, próximo ao município de Benjamin Constant/AM, a 1.116 km de Manaus. O massacre teve repercussão internacional, pois todas as vítimas eram indígenas. Foram 4 mortos, 23 feridos e 10 desaparecidos. Não houve punição aos culpados.

Quem é o povo tikuna?

Existem comunidades tikuna no Brasil, Peru e Colômbia, num total de cerca de 21 mil pessoas, que vivem na região dos rios Amazonas e Solimões. Esse povo, também designado por ticuna, tukuna ou maguta, possui uma língua própria – o ticuna.

Povo tikuna na UNILA

Um total de 118 estudantes indígenas de diversos países da América Latina já ingressou na UNILA pelo Processo de Seleção de Indígenas, criado em 2019. Destes, mais de cinquenta discentes são do povo tikuna do Brasil (região do Amazonas) e da Colômbia.