Você está aqui: Página Inicial > Informes > Processo seletivo de professores formadores
conteúdo

Institucional

Processo seletivo de professores formadores

Candidaturas para a seleção de professores formadores do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (no território Yvy Mbyte) podem ser feitas até 15 de novembro.
publicado: 06/11/2025 16h03, última modificação: 06/11/2025 16h07

A PROGRAD e a Coordenação Institucional do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) lançaram o processo seletivo de professores formadores para atuação no curso de Licenciatura Intercultural Indígena (no território Yvy Mbyte). Voltada, preferencialmente, a servidores da UNILA ou de secretarias de educação, a seleção recebe inscrições até o dia 15 de novembro, via Inscreva.

Conforme o edital que regulamenta o processo, estão sendo disponibilizadas cinco vagas para atuação nos seguintes componentes curriculares: Fundamentos de América Latina III; Ética e Ciência; Língua Guarani III; Pesquisa-Ação Guarani III; e Tekó Porã - Uso do Território, Gestão da Água, Sustentabilidade e Bem Viver I.

Esses componentes serão ofertados no terceiro semestre letivo do curso (entre janeiro e junho de 2026) e poderão contar com a participação de professor Guarani (Mbya, Ava e/ou Kaiowá) convidado ou sábio de notório saber na área, conforme a deliberação do colegiado do curso.

O processo de seleção será realizado em duas fases, compreendendo a análise dos documentos apresentados no ato de inscrição e entrevista. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail licenciatura.indigena@unila.edu.br.

Sobre o curso

Vinculado ao Parfor Equidade, no âmbito da UNILA, a Licenciatura Intercultural Indígena (no território Yvy Mbyte) tem como objetivo promover a formação de professores Guarani para atuação na Educação Básica. O curso é voltado ao Povo Guarani que vive na região do Yvy Mbyte (centro do território Guarani), área de influência do Paraná Rembe'y (moradores nas margens do Rio Paraná). Esse território abrange o oeste paranaense (municípios de Guaíra, Terra Roxa, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Diamante D'Oeste); o leste do Paraguai (Departamento do Alto Paraná e Canindeyú); e o nordeste da Argentina (Província de Misiones).

Ao concluir a graduação, o estudante terá uma formação comum para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com ênfase nas áreas das Ciências Humanas e Linguagens. A carga horária total da graduação é de 3.210 horas/aula, com organização em regime semestral e duração prevista de quatro anos.

registrado em: , ,