Você está aqui: Página Inicial > Informes > Plataforma de compartilhamento de reagentes

Plataforma de compartilhamento de reagentes

Professores

O Social Lab incentiva o cientistas a doar os reagentes que não estiverem mais sendo utilizados, contribuindo para acelerar a pesquisa científica no país
publicado: 03/09/2019 15h52, última modificação: 03/09/2019 15h52

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) lançou a plataforma virtual Social Lab. Totalmente gratuito, no site serão cadastrados pesquisadores de todo o Brasil, que publicarão um inventário dos reagentes químicos e células que possuem em seus laboratórios para compartilhamento. A ideia surgiu como uma maneira de tentar combater o desperdício de reagentes e promover o seu rápido acesso entre os cientistas brasileiros. Uma vez vencidos, a universidade tem a responsabilidade de eliminar esses resíduos através de incineração – processo caro geralmente realizado por empresas especializadas. O Social Lab incentiva o cientista a doar os reagentes que não estiverem mais sendo utilizados, contribuindo para acelerar a pesquisa científica no país. A plataforma, no entanto, garante privacidade aos usuários: não é possível ver o inventário completo de alguém. Interessados em participar da plataforma podem entrar em contato pelo e-mail compartilhesocialab@gmail.com.