Pesquisa
Pesquisa em Química
Uma pesquisa realizada pela UNILA e pela Polícia Federal ganhou destaque no 35º Congresso Latino-Americano de Química, realizado no Rio de Janeiro/RJ, em novembro. Com o título “Estudo exploratório por RMN 1H da cocaína apreendida na cidade de Foz do Iguaçu/PR”, o trabalho foi apresentado pela professora da UNILA Aline Toci, em parceria com o perito químico da Polícia Federal Fernando de Freitas.
A ação é fruto de um convênio firmado entre a Universidade e a Polícia Federal para o compartilhamento tanto dos laboratórios da UNILA como do conhecimento e dos pesquisadores.
Conforme a docente, o foco da pesquisa é determinar as rotas do tráfico. “O objetivo desse trabalho é utilizar técnica de Ressonância Magnética Nuclear de 1H (RMN 1H) não como identificação química, mas como finger print. Pegamos a amostra de cocaína, não importa em que estado ela esteja, se em pasta, pura, altamente purificada, e tiramos o espectro de RMN. Depois, quimiometricamente aplicando uma estatística, a gente vê a semelhança entre essas amostras e, de acordo com ela, a gente suspeita se tem a mesma procedência. É uma questão de autenticidade e rastreabilidade”, explica.
*Com informações do Conselho Federal de Química