Institucional
Palestra sobre assédio moral e sexual
A UNILA promove, no dia 29 de abril, às 18h30, no auditório do Jardim Universitário, a palestra “Assédio moral e sexual no serviço público: responsabilidade e prevenção”, com a auditora federal de Finanças e Controle, Carla Cotta. A atividade é aberta à comunidade interna e externa e recebe inscrições via SIGEventos. Estão sendo ofertadas 300 vagas.
A conferencista é graduada em Pedagogia e em Ciências Jurídicas e pós-graduada em Direito Processual Civil e em Ciências Jurídicas. Atualmente, Carla é diretora de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (CRG/CGU).
Com foco na prevenção do assédio e na promoção de valores éticos no setor público, o evento é o marco inicial de um projeto mais amplo – e fruto de demandas da comunidade acadêmica, de sindicatos, da Corregedoria Seccional e da Reitoria –, que será apresentado durante a palestra.
Curso "Responsabilidade no Serviço Público Federal"
Já no dia 30 de abril, às 9h, no Itaipu Parquetec (bloco 9, espaço 1, sala 3), Carla Cotta ministra a palestra “Responsabilidade na Gestão do Serviço Público”. A atividade marcará o começo do curso "Responsabilidade no Serviço Público Federal", uma iniciativa da UNILA voltada à formação pedagógica e preventiva de gestores universitários, promovendo boas práticas de governança, ética e transparência na administração pública.
Com uma carga horária de 32 horas, a capacitação será realizada presencialmente até o dia 2 de julho. A programação contará com palestras, estudos de caso, simulações e debates sobre situações reais enfrentadas na gestão universitária, garantindo uma abordagem teórica e prática para os participantes. Em breve, as inscrições estarão abertas para os gestores da UNILA.
A estrutura curricular abordará temas essenciais, como boas práticas na administração pública, estratégias de prevenção de conflitos, governança institucional e promoção de um ambiente organizacional saudável. Além disso, o curso irá enfatizar a capacitação pedagógica dos gestores, aspectos relacionados à prevenção e responsabilização em casos de condutas inadequadas, priorizando a orientação e o desenvolvimento profissional contínuo.
Dessa forma, a expectativa é que a formação contribua para um ambiente acadêmico mais ético e transparente, beneficiando toda a comunidade acadêmica e fortalecendo a governança da Universidade.