Você está aqui: Página Inicial > Informes > Outubro e Novembro Viver Bem
conteúdo

Institucional

Outubro e Novembro Viver Bem

Segundo texto da campanha Outubro e Novembro Viver Bem traz reflexões sobre a importância do autoconhecimento e do planejamento de vida. Como parte da campanha, o DPVS também lançou um questionário sobre saúde e estilo de vida, que estará disponível até 29 de novembro.
publicado: 30/10/2024 17h18, última modificação: 13/11/2024 16h41

Você planeja sua vida ou costuma apenas seguir o fluxo do dia a dia, sendo levado pela rotina tumultuada da atualidade? Assim como organizamos um projeto de trabalho, é possível elaborar um plano para a nossa vida.

Sempre temos a oportunidade de fazer escolhas que influenciam o nosso “destino”. Essas escolhas, quando planejadas, podem nos trazer mais organização e felicidade, pois assim conseguimos agir com mais protagonismo, diminuindo a sensação de estar como em um barco à deriva, sem rumo, guiados apenas pelos ventos e correntes da vida.

O que você realmente quer? E que atitudes e ações está tomando para transformar esses desejos em realidade? Ter iniciativa e ser proativo são características importantes para retirar nossos sonhos da imaginação e trazê-los para o mundo real.

Obviamente, na prática, muitas vezes a conquista do que queremos exige um tempo de esforço e dedicação constantes para ser concretizada. E o problema é que vivemos na era do imediatismo. Queremos tudo para ontem e, quando a satisfação não ocorre de maneira instantânea, não queremos pagar o preço do investimento de tempo. Assim, vamos vivendo sem planejamento, buscando satisfações mais imediatas e deixando de lado a satisfação mais duradoura.

Para uma vida com mais sentido, é necessário saber quais são os nossos objetivos, ou seja, estabelecer as prioridades. E para quem não sabe por onde começar, o primeiro passo seria o autoconhecimento. Quais são suas motivações pessoais, valores, habilidades e qualidades? Ou quais as qualidades e habilidades que você não tem, mas que gostaria de desenvolver? Que tipo de personalidades você admira e por quê? Existe algo nelas que gostaria de alcançar em si mesmo?

Quando nossos objetivos de vida estão desalinhados com nossas motivações e valores, ou quando não apresentam nenhum desafio de crescimento pessoal, costumamos ter a sensação de vazio ou falta de sentido.

Outro passo importante é fazer um balanço da sua vida até o momento. Qual é a sua autobiografia? Quais foram os acertos, os erros e os principais aprendizados de suas experiências pessoais? Como evitar repetir os mesmos erros e como repará-los? Identificar onde estamos hoje nos ajuda a definir onde queremos chegar, ou o que deve ser a prioridade daqui para frente.

Se dividirmos nossa vida em áreas específicas — como saúde, trabalho, família, amizades, espiritualidade e finanças —, podemos observar com mais facilidade se há equilíbrio entre elas, ou se alguma delas precisa de mais atenção. Existe alguma área que está sendo deixada de lado e precisa ser priorizada? Quais objetivos eu posso incluir no meu projeto de vida para garantir harmonia em todas as esferas?

A partir dessas reflexões, fica mais fácil escolher quais objetivos seriam importantes priorizar no seu projeto de vida e, a partir disso, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo que visem uma vida com mais sentido e felicidade. Lembre-se de que um projeto de longo prazo não é estático; nossas metas, interesses e valores mudam ao longo do tempo, e é essencial revisitar e atualizar nossas aspirações sempre que necessário.

Texto: Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS)

 

Questionário de Saúde e Estilo de Vida

Como parte da campanha Outubro e Novembro Viver Bem, o DPVS lançou o Questionário de Saúde e Estilo de Vida. Com o prazo para preenchimento até 29 de novembro, esse questionário é voltado a servidores e foi especialmente construído pela equipe de saúde do Departamento. São duas duas versões, cada uma com um propósito específico:

- Versão curta: projetada para abranger um número expressivo de servidores, tem como objetivo mapear o estado geral de saúde de docentes e técnico-administrativos da Universidade. Esses dados serão essenciais para direcionarmos, de forma personalizada e eficaz, ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças.

- Versão longa: com caráter educativo, essa versão propõe um mergulho mais profundo no próprio estilo de vida. Utilizando ferramentas validadas pela ciência, ela avalia aspectos essenciais como: qualidade do sono, prática de atividades físicas, alimentação, qualidade de vida, níveis de estresse, ansiedade e depressão.

A versão longa estará disponível ao final da versão curta, e quem optar por respondê-la receberá um feedback com seus resultados. Assim, será possível identificar o que já está funcionando bem na rotina e o que pode ser ajustado para uma vida mais equilibrada e saudável.

registrado em: , , ,