Ensino
Oficinas de orientação para estudantes
Entre os dias 13 e 17 de outubro, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU), vinculada à PROGRAD, promoveu o 7º Ciclo de Estudos: Oficinas de Orientação para Estudantes de Graduação. Realizado de forma online, o evento teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento educacional da comunidade discente, oferecendo um espaço de diálogo, escuta e construção de saberes voltados ao percurso acadêmico universitário.
As atividades foram planejadas a partir das demandas mais recorrentes identificadas no setor de apoio pedagógico, abordando assuntos que atravessam o cotidiano dos estudantes e impactam diretamente o processo de aprendizagem. Nesta edição, o ciclo reuniu oficinas sobre as seguintes temáticas: “Desempenho Acadêmico”, “Adaptação na Vida Acadêmica”, “O que falta para finalizar o seu TCC?”, “Habilidades para Apresentação de Trabalhos” e “Atividades de Extensão na Escola: o que preciso saber sobre as crianças?”.
Na oficina “Desempenho Acadêmico”, os estudantes foram convidados a refletir sobre as condições que influenciam o aprendizado, como a organização do tempo, o equilíbrio emocional e as estratégias de estudo mais adequadas ao perfil individual. A discussão reforçou que o rendimento não depende apenas de esforço, mas também de autoconhecimento, ambiente favorável e suporte institucional.
Durante a oficina “Habilidades para Apresentação de Trabalhos”, foram apresentadas técnicas para aprimorar a comunicação oral e o uso de recursos visuais em apresentações acadêmicas, além de estratégias para estruturar falas, utilizar linguagem corporal confiante e transformar o nervosismo em energia positiva, favorecendo a expressão de ideias com clareza e segurança.
Já na oficina “O que falta para finalizar o seu TCC?”, os participantes receberam orientações práticas sobre planejamento, escrita e prazos, e acerca de estratégias para superar bloqueios criativos e lidar com a ansiedade que costuma acompanhar as etapas finais da graduação. A proposta enfatizou que concluir o trabalho de conclusão de curso é um processo de autoconstrução, que exige disciplina, acolhimento e orientação contínua.
A oficina “Adaptação na Vida Acadêmica” tratou dos desafios enfrentados no início da trajetória universitária, especialmente por estudantes que se deslocam de outros países ou regiões. Foram debatidas as dimensões emocionais, sociais e culturais da adaptação, destacando a importância da empatia, do apoio entre pares e do sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica.
Por fim, a oficina “Atividades de Extensão na Escola: o que preciso saber sobre as crianças?” trouxe um olhar sensível sobre o papel dos discentes extensionistas em contextos escolares. A partir das diferentes fases do desenvolvimento infantil, os participantes refletiram sobre a importância de construir vínculos, planejar atividades significativas e adotar uma postura ética e empática no trabalho com crianças.
O Ciclo de Estudos reafirma o compromisso da APU e da PROGRAD com uma educação plural, inclusiva e de qualidade, que valoriza a autonomia estudantil e o fortalecimento das competências acadêmicas e humanas. As ações refletem o papel da universidade como espaço de formação integral, contribuindo para que cada estudante possa trilhar sua trajetória com mais segurança, criticidade e protagonismo.
Integrando um conjunto de ações permanentes da Assessoria Pedagógica Universitária, o ciclo expressa o empenho contínuo da UNILA com o acolhimento, a permanência e o sucesso acadêmico de seus estudantes, fortalecendo, a cada edição, o sentido coletivo e humanizador da formação universitária.