Você está aqui: Página Inicial > Informes > Medicina
conteúdo

Pesquisa

Medicina

Pesquisa desenvolvida na UNILA foi premiada durante o 5º Congresso de Medicina do Estilo de Vida, na categoria “Investigação clínica”.
publicado: 17/11/2022 15h51, última modificação: 26/12/2022 13h05

O estudante de Medicina da UNILA João Paulo Batista de Souza participou, no mês de outubro, do 5º Congresso de Medicina do Estilo de Vida, realizado em São Paulo/SP. Na oportunidade, foi apresentado por ele o projeto de pesquisa da Liga Universitária de Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese da UNILA (LUMES) intitulado “Análise comparativa entre o estilo de vida e o senso de coerência de estudantes das áreas de saúde, exatas e humanas em uma universidade pública federal brasileira, na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina”, que foi o vencedor na categoria “Investigação clínica” e segundo lugar na classificação geral.

De acordo com o discente, para o desenvolvimento do estudo, foram aplicados questionários online a 156 estudantes da UNILA matriculados em cursos da área da saúde, de exatas e de humanas. "Foram avaliados os alunos entre o primeiro e último semestre, como forma de selecionar estudantes já distantes de seus hábitos familiares e também da sobrecarga de estresse devido à proximidade da conclusão do curso”, explica Batista de Souza. O projeto foi orientado pelos professores Roberto  Almeida e Cezar Rangel Pestana e teve como estudante pesquisador principal João Paulo Costa Braga.

Os resultados obtidos demonstram de forma inédita na literatura que a correlação entre o estilo de vida (EV) e o senso de coerência (SC) dos estudantes universitários varia de acordo com o gênero e áreas de conhecimento. Os pesquisadores constataram que a correlação entre o EV e o SC foi superior nos homens em relação às mulheres. Entretanto, as mulheres apresentaram uma melhor pontuação no domínio da nutrição e consumo de álcool, na pontuação sobre o estilo de vida. A pesquisa aponta para a importância de ações que promovam a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, almejando uma saúde melhor e, consequentemente, possibilitando um melhor rendimento acadêmico.

Além dos dois discentes já mencionados, fizeram parte do projeto outros membros da LUMES: Eduardo Wolfgram, Caroline Sousa da Silva, Yonel Estavien, Larissa Fausto e Edimar Pereira Nunes. 

O resumo da pesquisa apresentado no evento está disponível neste link e a íntegra neste link.