Você está aqui: Página Inicial > Informes > Medicina
conteúdo

Pesquisa

Medicina

Pesquisa desenvolvida na UNILA foi premiada durante o 5º Congresso de Medicina do Estilo de Vida, na categoria “Investigação clínica”.
publicado: 17/11/2022 15h51, última modificação: 17/11/2022 17h25

O estudante de Medicina da UNILA João Paulo Batista de Souza participou, no mês de outubro, do 5º Congresso de Medicina do Estilo de Vida, realizado em São Paulo/SP. Na oportunidade, o projeto de pesquisa apresentado por ele  “Análise comparativa entre o estilo de vida e o senso de coerência de estudantes das áreas de saúde, exatas e humanas em uma universidade pública federal brasileira, na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina”  foi o vencedor na categoria “Investigação clínica”. 

De acordo com o discente, para desenvolvimento do estudo, foram aplicados questionários online a 156 estudantes da UNILA matriculados em cursos da área da saúde, de exatas e de humanas. “O critério de inclusão foi a matrícula ativa dos alunos nos cursos, excluídos os estudantes que estavam no primeiro e último semestre, como forma de selecionar estudantes já distantes de seus hábitos familiares e também da sobrecarga de estresse devido à proximidade da conclusão do curso”, explica João Paulo.

Além dele, fizeram parte do projeto os membros da Liga Universitária de Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese da UNILA (LUMES) Eduardo Wolfgram, Caroline Sousa da Silva, Yonel Estavien, Larissa Fausto, Edimar Pereira Nunes e João Paulo Costa Braga. O grupo teve orientação dos professores Roberto Almeida e Cezar Rangel Pestana.

O resumo da pesquisa apresentado no evento está disponível neste link.