Institucional
Manutenção de laboratórios
O contrato para realização de serviços continuados de manutenção preventiva, corretiva e calibração de equipamentos de laboratórios de ensino, pesquisa e extensão da UNILA foi iniciado no dia 1º de agosto. Segundo a Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT), trata-se de uma demanda crítica para a gestão da infraestrutura laboratorial, uma vez que a manutenção de equipamentos é um dos principais gargalos que consomem recursos humanos e financeiros da Universidade. O último contrato desse tipo encerrou-se ainda no início do período da pandemia de Covid-19 e, por isso, esse novo contrato – que está sendo gerido pela SACT – foi colocado como prioridade para a gestão da UNILA.
A executora do novo contrato de manutenção será a empresa Alvovita Gestão de Saúde Ltda, com sede em Foz do Iguaçu. O proprietário da Alvovita, José Carlos Zamprogna Rodrigues, reforçou a disposição da empresa para trabalhar em conjunto com a Universidade para vencer os desafios técnicos impostos pela diversidade e complexidade dos equipamentos laboratoriais da UNILA.
O secretário de Apoio Científico e Tecnológico da UNILA, professor Ricardo Hartmann, destaca que o novo contrato contribui para melhorias na gestão de manutenção dos equipamentos, na economia de recursos humanos e financeiros para a UNILA e na criação de rotinas técnicas de manutenção com o auxílio dos softwares e da expertise técnica da empresa Alvovita.
Já o vice-reitor, professor Rodne de Oliveira Lima, destacou a importância do início de novo contrato de manutenção, uma vez que este sempre foi um dos focos da gestão central da UNILA. A medida visa garantir ferramentas para a profissionalização da gestão, preparando a Universidade – e, neste caso particular, a infraestrutura laboratorial – para os desafios que se avizinham com a consolidação da infraestrutura física da instituição, além da crescente demanda por ensino, pesquisa e extensão.
