Vida Universitária
SECAFE lança campanha "adote um calouro (a) indígena"
Estudante veterano (a) da UNILA participe da campanha adote um calouro (a) indígena inscrevendo-se através de formulário organizado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade
publicado:
03/05/2024 12h03,
última modificação:
03/05/2024 12h29
Quando se chega numa universidade pública pela primeira vez tudo pode parecer muito confuso. Os calouros e calouras precisam buscar informações sobre as unidades em que devem assistir as aulas, grades curriculares, horários de ônibus, entender um universo de siglas, códigos no comprovante de matrícula e saber dicas sobre a cidade e a fronteira, quando vem de outras localidades. São muitos os desafios que surgem para o estudante que acaba de ingressar na UNILA, e nas próximas semanas a Universidade estará recebendo seus calouros e calouras do primeiro semestre de 2024. E entre eles temos quase 60 estudantes indígenas nacionais e internacionais que estão chegando para estudar aqui e, neste caso, esses desafios são ainda maiores.
Pensando nisso, a SECAFE - Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade está promovendo a campanha "adote um calouro(a) indígena", com abertura de inscrições para participação de estudantes veteranos como padrinhos/madrinhas dos novos estudantes. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário, até o dia 06 de maio, e incluem uma reunião preparatória para quem for participar deste importante acolhimento.
O que significa ser um padrinho e madrinha dos calouros indígenas?
O padrinho/madrinha é uma figura de suporte para tirar dúvidas, apresentar à universidade para o/a estudante e poder encaminhar ele para os locais corretos conforme suas necessidades durante as primeiras semanas de aulas. Irá orientar o calouro a respeito de como tirar carteirinha de passe livre, quais os melhores locais para fazer compras, como se inscrever nos editais de auxílios estudantis, como saber os horários do intercampi ou mesmo em qual bloco de aulas seu curso funciona, entre outras. Patrícia Queiroz, chefe da SECAFE, ressalta ainda que, "além disso, temos a greve também com a interrupção de muitos serviços e atendimentos que precisam ser repassadas aos novos estudantes".
A SECAFE fará uma reunião online na segunda-feira (06/05) para tirar dúvidas e explicar em detalhes a campanha "Adote um calouro(a) indígena". Caso o estudante veterano queira participar, basta se inscrever no formulário, que a SECAFE enviará por e-mail as informações para a realização da reunião, incluindo as duas opções de horário, às 14h ou às 19h, e o link do encontro.
Para se inscrever para participar da reunião, acesse nosso QRCODE ou clique no link: https://forms.gle/XVmKqv35j4CbhBnR8