Pesquisa
Grupo de Pesquisa “Territórios Interioranos, Paisagens e Povos na América Latina”
O Grupo de Pesquisa “Territórios Interioranos, Paisagens e Povos na América Latina” (TIPPA), da UNILA, organizou – em parceria com a Revista Projectare – uma edição do periódico, indexado da Faculdade e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Esse foi um número especial da Revista, com o Dossiê Temático “Territórios interioranos e modos de morar”.
Entre artigos científicos e ensaios fotográficos, são 288 páginas que focam na área de planejamento e leitura territorial; na arquitetura e desenho destes espaços; e na realidade das comunidades e territórios interioranos. Assim, o dossiê foi desenvolvido para apresentar trabalhos a partir de experiências e resultados de pesquisa, de extensão, de intervenção, de mediação e de inserção social em contextos interioranos, fronteiriços, de cidades pequenas e médias, de territórios camponeses e de comunidades tradicionais, na UNILA, e em outras universidades que pensam a partir de contextos interioranos.
O conteúdo também vem da percepção da dificuldade de materiais sistematizados e reunidos sobre estes territórios, em que o volume de trabalhos de levantamento e primeira leitura ainda é insuficiente. Procurou-se estabelecer um diálogo entre autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras, além de artistas visuais, que discutem e abordam estes temas na área das Ciências Sociais Aplicadas, e das subáreas do Planejamento Urbano e Regional e da Arquitetura e Urbanismo.
O Grupo entende que esta transposição de disciplinaridades conforma a Arquitetura e o Urbanismo pertinentes ao contexto latino-americanista. Para esta edição, foram recortadas as experiências e realidades dos territórios no interior do Brasil, como um primeiro ciclo de trabalhos. Espera-se que a publicação estimule a reflexão crítica e sentipensante sobre a importância do olhar sobre, para e a partir de contextos territoriais e de modos de vida dos povos do interior do país.
O dossiê pode ser acessado na página da UFPEL.