Você está aqui: Página Inicial > Informes > Fomento à pesquisa
conteúdo

Pesquisa

Fomento à pesquisa

Docentes da UNILA são contemplados com recursos pela Chamada Universal do CNPq de apoio a projetos de pesquisa.
publicado: 12/12/2025 17h25, última modificação: 12/12/2025 18h12

Projetos coordenados pelos professores da UNILA Edna Possan e Márcio de Sousa Goes foram contemplados com recursos pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 44/2024 - Universal, que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País. Confira os detalhes:

Projeto “CARBON[USE]: Uso de CO2 no tratamento de pós reciclados de concreto: propriedades, aplicação e mercado de carbono”
- Valor aprovado: R$ 219.307,90
- Coordenadora: Edna Possan

O projeto tem como originalidade o tratamento com CO2 de pós reciclados de concreto de diferentes origens e composições químicas, obtidos de usinas de reciclagem e concreteiras e produzidos em laboratório (propriedades conhecidas), para aplicação em cimentos menos emissivos com carbono fixado com vistas ao mercado de carbono. Os poucos estudos na temática, geralmente, empregam pós originários de pastas de cimento hidratadas, o que não corresponde à realidade da geração de resíduos de construção, os quais são maiormente formados por materiais cerâmicos, argamassas e concretos.

Dessa forma, o projeto visa ampliar os desenvolvimentos e expertises existentes do grupo de pesquisa “CO2 Construction” em relação a dois temas centrais de investigação em curso, sendo um relacionado ao aproveitamento do pó de concreto como materiais cimentícios suplementares e outro associado ao uso de carbono para fins de captura de CO2 em materiais à base de cimento. A proposta associa esses temas de pesquisa, fazendo uso de carbono para tratamento de pós de concreto para produção de cimentos de baixo carbono, avaliando desde as etapas de caracterização e processamento dos pós, até a aplicação do cimento produzido na fabricação de argamassas e concreto, com e sem otimização do esqueleto granular, com avaliação quanto à captura de carbono, ao desempenho mecânico, à durabilidade e sustentabilidade.

Com uma equipe composta por pesquisadores do Brasil, da Espanha e da Colômbia, o projeto conversa com outras ações de pesquisa – como o Instituto de Inovação em Materiais Cimentícios Ecoeficientes para Descarbonização da Construção  no alinhamento de descarbonização de materiais e componentes da construção.

Projeto “Desenvolvimento de (foto)eletrodos nanoestruturados à base de óxidos metálicos para obtenção de produtos químicos de alto valor agregado”
- Valor aprovado: R$ 84.560,00
- Coordenador: Márcio de Sousa Goes

Vinculado ao Grupo Interdisciplinar em Materiais Avançados e Funcionais (GRIMAF), o projeto busca o desenvolvimento de fotoeletrodos nanoestruturados à base de óxidos metálicos (OMs), com foco na sua aplicação em conversão/armazenamento de energia e na síntese de produtos químicos de alto valor agregado. A pesquisa se concentra na engenharia, física e química de materiais, objetivando a obtenção de estruturas otimizadas para sistemas de energia via processos eletroquímicos importantes na transição energética.

Os OMs, tais como ZnO, BiVO4, Fe2O3, TiO2 e MnO2, por suas propriedades fotoeletroquímicas, alta estabilidade, baixa toxicidade e capacidade de conversão/armazenamento de carga, vêm chamando atenção. Por uma crescente demanda por fontes de energia sustentável e processos químicos mais eficientes, o desenvolvimento desses materiais está dentro dos pilares da transição energética, principalmente descarbonização, eficiência energética, armazenamento e flexibilidade. O desafio atual é melhorar a eficiência dos fotoeletrodos para garantir a viabilidade industrial de processos fotoeletroquímicos sustentáveis, como a produção de hidrogênio verde, captura/conversão de CO2 e armazenamento de carga (baterias e supercapacitores).

A hipótese central é que a combinação de OMs com nanomateriais condutores, como o óxido de grafeno, e integrado no processo ao preparo dos líquidos iônicos (LIs), pode melhorar significativamente a eficiência e a estabilidade dos fotoeletrodos.

registrado em: , ,