Institucional
Evento sobre migrações, refúgio e apatridia
A 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar) foi realizada na Universidade de Brasília (UnB), de 8 a 10 de novembro, e teve como o objetivo subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção de direitos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas residentes no Brasil.
A UNILA, uma universidade de fronteira e composta por pessoas migrantes, tem se destacado no cenário nacional por ser uma das instituições do Brasil que mais integram refugiados no ensino superior. Dessa forma, não poderia deixar de participar desta construção. A partir das iniciativas de sua Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), a UNILA esteve ativamente presente nas etapas municipal e estadual.
Já na conferência nacional, estiveram presentes dois técnico-administrativos da UNILA – Alisson Ferreira (Reitoria) e Washington Silva (SECAFE) – além de 40 estudantes, sendo três deles representando a Universidade como delegados nacionais (Yonel Estavien, de Medicina; Jesus Alberto, de Relações Internacionais e Integração; e Roldy Julien, egresso de Relações Internacionais e Integração).
Além de participar ativamente dos debates do evento, a delegação também esteve presente no estande das Cátedras Sérgio Vieira de Mello, divulgando o Processo Seletivo da UNILA para Refugiados e Portadores de Visto Humanitário (PSRH).