Você está aqui: Página Inicial > Informes > Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
conteúdo

Institucional

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data de 21 de setembro foi instituída oficialmente, em 2005, como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Confira o texto produzido pela Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAAIPcD) a respeito do tema.
publicado: 21/09/2022 17h24, última modificação: 21/09/2022 17h35

A Lei Federal nº 11.133/2005 instituiu o dia 21 de setembro como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Desde 1982, o Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência tem promovido, nesta data, importantes debates e discussões no sentido da viabilização de políticas que fortaleçam verdadeiramente a inserção dessa parcela da população nos diversos espaços que compõem a sociedade e, principalmente, que corroborem com a redução do preconceito e do capacitismo sofrido diariamente pela maioria das pessoas que se encontram nessa condição. O dia 21 de setembro foi escolhido por marcar o início da primavera e representa o renascimento.  

Hoje, mais do que nunca, esta é uma luta que demanda empenho, dedicação e responsabilidade, não apenas das pessoas com deficiência, mas também de todos(as) aqueles(as) comprometidos(as) com uma sociedade mais humana, justa e equitativa.

Diante da quantidade de obstáculos e/ou desafios a serem superados pelas pessoas com deficiência no âmbito da UNILA, a Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAAIPcD) convida toda a comunidade acadêmica a comprometer-se com esta luta. Sem que sejam movidos(as) pelo sentimento de dó ou pena. E não apenas porque a lei exige. Mas, sim, por empatia, por respeito às diferenças, porque a diversidade é inerente ao ser humano e, principalmente, porque a vida de todos(as) é permeada de surpresas e obstáculos, e só é possível conhecer o que já se viveu.

Comece colocando-se no lugar do outro, valorizando suas potencialidades, independentemente de sua condição, sendo solidário(a) às necessidades e dificuldades enfrentadas por quem está ao seu lado. A maior barreira a ser superada pelas pessoas com deficiência atualmente é a atitudinal!

O objetivo do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é apontar a importância do desenvolvimento e aplicação de políticas públicas para inclusão das pessoas com deficiência em toda a sociedade, em igualdade de condições com os demais. É imprescindível a elaboração de ações concretas que aumentem as possibilidades de participação na vida pública, com a constante adição de espaços de atuação. 

Texto: Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAAIPcD)