Institucional
Dia Internacional da Mulher
Em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) reuniu falas de oito unileiras que participaram da primeira temporada do EllasPodUNILA – sete delas como entrevistadas e uma delas como entrevistadora. Ao longo dos episódios, além de compartilharem suas trajetórias profissionais e experiências de vida, as participantes citaram nomes de mulheres latino-americanas que as inspiram. Confira abaixo um pouco mais sobre essas mulheres inspiradoras, suas minibiografias e algumas referências bibliográficas – o levantamento bibliográfico e de acervo foi realizado pelas servidoras Francielle Amaral e Eloise Guimarães, da BIUNILA.
"Vou citar dois nomes, duas mulheres que eu acho que têm trajetórias incríveis, admiráveis: Gabriela Mistral, chilena, e Magda Portal, peruana. São duas poetas que foram também profundas pensadoras, ativistas políticas, ensaístas, mulheres da teoria e da prática. (...) E as duas, curiosamente, são duas mulheres meio historicamente apagadas." Diana Araujo Pereira, reitora da UNILA.
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Confira o episódio na íntegra: YouTube | Spotify
"Acho que a Lélia [Gonzalez]. Ela foi pioneira no que se propôs a fazer. Ela não só fez a discussão de gênero dentro do movimento negro e de raça, com outros movimentos sociais também, mas ela se propôs a fazer isso porque ela não foi só professora, ela foi filósofa, antropóloga, jornalista, deu aula de história, geografia. Olha só o tanto de coisa que essa mulher fez. (...) Se não fosse a Lélia, a gente não estaria aqui fazendo esta discussão dentro da Universidade.” Sueli Crespa, egressa do curso de Mediação Cultural - Artes e Letras.
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Confira o episódio na íntegra: YouTube | Spotify
- Mães e avós da Praça de Maio
- Nise da Silveira
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Confira o episódio na íntegra: YouTube | Spotify
- Jeruse Romão
- Lélia Gonzalez
[Além de Lélia] outra pessoa que foi muito importante para eu me entender como pessoa negra, lá quando eu tinha 16 anos… Eu nunca tive dúvida de que eu era negra, mas, como ser político, ela foi uma pessoa importante, quando eu vi a primeira fala dela… O nome dela é Jeruse Romão.” Angela Maria de Souza, docente da UNILA.
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Confira o episódio na íntegra: YouTube | Spotify
- Fernanda Ferrary
- Letícia Nascimento
- Thiffany Odara
- Samyra Padilha
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Confira o episódio na íntegra: YouTube | Spotify
- Margareth Rago
- Rita Segato
- Bell Hooks
“Eu tenho um apreço muito grande pela Margareth Rago, como eu já disse, pela minha orientadora. Pela história dela, por ela ter aberto muitos caminhos para as mulheres na academia. Eu tenho um apreço muito grande pela Rita Segato, que é uma argentina que tem uma discussão muito importante para as mulheres da América Latina (...). Gosto muito também da Bell Hooks, americana, mas ela é interseccional, negra, lésbica; ela traz todas essas questões”. Cleusa Gomes, docente da UNILA.
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Confira o episódio na íntegra: YouTube | Spotify
- Evita Perón
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Confira o episódio na íntegra: YouTube | Spotify
- Zilda Arns
- Conceição Evaristo
- Frida Kahlo
“Eu escolhi três nomes: Zilda Arns, Conceição Evaristo e Frida Kahlo. É difícil, em meio a tantas mulheres latino-americanas inspiradoras, citar a mais influente, mas acredito que cada uma dessas foi (e é) uma grande referência e inspiração. Seja na luta humanitária, na educação ou na arte, cada uma delas tem contribuições atemporais. E o Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrarmos todas essas mulheres, conhecidas ou anônimas, que transformam a sociedade ao seu redor.” Mayara Godoy, servidora técnico-administrativa da UNILA e uma das entrevistadoras do EllasPod.
Acesse o levantamento bibliográfico e de acervo.
Criado pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM), o EllasPodUNILA é um podcast com e sobre mulheres que fazem a nossa universidade. A primeira temporada do programa trouxe histórias de vida de sete participantes, entre docentes, servidoras técnico-administrativas e estudantes, e a segunda temporada está prevista para abril.
Saiba mais sobre EllasPodUNILA.