Você está aqui: Página Inicial > Informes > Coronavírus: suspensão das aulas

Coronavírus: suspensão das aulas

publicado: 05/05/2020 15h46, última modificação: 05/05/2020 15h48

O Comitê Institucional de Enfrentamento ao Covid-19 (CIEC) vem acompanhando atentamente a evolução do cenário da pandemia do coronavírus no país e no município, com vistas a deliberar sobre o funcionamento da Universidade durante este período, priorizando todos os cuidados com estudantes e servidores.

Em reunião ordinária, realizada no dia 29 de abril, o Comitê decidiu por manter a suspensão das aulas por tempo indeterminado, estabelecendo o dia 6 de julho de 2020 como prazo mínimo de vigência desta suspensão. Esta decisão auxiliará, em especial, o planejamento dos estudantes que necessitem retornar para suas residências, garantindo sua segurança e bem-estar psicológico, social e econômico. Quaisquer alterações desta decisão serão comunicadas para toda a comunidade acadêmica com antecedência mínima de 15 dias.

O Comitê reitera que, por enquanto, está vedada a continuidade de componentes curriculares em caráter remoto. E, considerando as previsões de manutenção do isolamento social por um longo prazo, o Comitê reforça que, neste período, estão em andamento estudos e ações institucionais para a viabilização do ensino a distância de maneira emergencial, caso seja necessário. Além da construção de soluções e equipamentos de TI, será realizado, ainda, o levantamento da capacidade de acesso à internet da comunidade discente (equipamentos e conexão com internet) em suas residências, bem como consulta à comunidade docente sobre as necessidades de capacitação.

Contudo, é importante destacar que o calendário acadêmico não está suspenso. Na Universidade, seguem em operação, presencialmente, diversas ações de enfrentamento ao coronavírus, incluindo a manutenção do internato do curso de Medicina, a produção de álcool glicerinado, destilação de bebidas alcoólicas, impressão 3D, estudos para diagnóstico e tratamento e a testagem de Covid-19, bem como as atividades essenciais ao funcionamento da instituição. De maneira remota, todas as demais atividades administrativas estão em andamento, bem como as bancas de teses, dissertações, TCCs e, dentro do possível, os 477 projetos de pesquisa, 211 projetos de ICT e as 151 ações de extensão.

Assista ao vídeo gravado pelo reitor Gleisson Brito sobre a decisão do Comitê.