Você está aqui: Página Inicial > Informes > Congresso Mundial de Medicina do Esporte

Congresso Mundial de Medicina do Esporte

Acadêmico da UNILA irá apresentar sua pesquisa sobre o avanço do tratamento do diabetes no 38º Congresso Mundial de Medicina do Esporte, em Dubai, no mês de outubro.
publicado: 12/09/2024 17h09, última modificação: 12/09/2024 17h09

O discente João Paulo Batista de Souza teve sua pesquisa aceita pelo 38º Congresso Mundial de Medicina do Esporte, que será realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), de 24 a 27 de outubro. O estudo "Abordagem integrada em saúde: fisioterapia muscular e atividade física para o tratamento do diabetes crônico tipo 2" foi desenvolvido pelo estudante em parceria com o Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Adifi) e se concentra no avanço do tratamento do diabetes no Brasil.

“Esta conquista é especialmente significativa para mim, como um estudante negro que está cursando tanto Medicina quanto o Mestrado em Biociências na UNILA. Nunca imaginei que poderia ter a oportunidade de apresentar um trabalho em um congresso mundial, em outro continente, com outra língua, e ainda mais sobre algo de que eu gosto tanto, que é o trabalho com a mudança de hábitos e sua associação com a medicação e a parte clínica dos pacientes. Para mim, será uma honra imensa estar em outro país, levando a Medicina da UNILA a um local como Dubai, que é uma junção de tantas culturas e um ponto de convergência mundial”, comemora o acadêmico.

Ele explica que a pesquisa surgiu durante o estágio de “Atenção Primária 1”, como parte do internato médico do curso de Medicina. “Decidimos focar em pacientes com diabetes tipo 2, especificamente aqueles que receberam o diagnóstico há menos de seis meses. O controle da glicemia e da hemoglobina glicada era um desafio que víamos constantemente. Conheci o Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu em uma palestra sobre novas tecnologias para diabetes e logo me ofereci para pesquisar no Instituto”, conta João Paulo. “Trabalhei com a Dayana, minha dupla, e o Ricardo, do pré-internato, e juntos acompanhamos sete pacientes ao longo de seis meses, promovendo atividades físicas e acompanhamentos clínicos. A pesquisa foi um sucesso, com quatro dos sete pacientes completando o programa e apresentando melhoras significativas. Um paciente, em particular, perdeu mais de 10% de seu peso e saiu do diagnóstico de diabetes para o estágio de pré-diabetes, além de melhorar seus níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL)”, ressalta.

Como os custos para a viagem a Dubai são altos, o estudante lançou uma vaquinha virtual. Para contribuir, acesse o site da campanha.