Você está aqui: Página Inicial > Informes > Censo da Educação Superior
conteúdo

Institucional

Censo da Educação Superior

As IES devem estar atentas para que a declaração dos dados ao Censo da Educação Superior seja precisa. Relatórios gerados são importantes instrumentos para a formulação de políticas educacionais. Saiba mais sobre a iniciativa coordenada pelo Inep.
publicado: 29/07/2024 16h56, última modificação: 29/07/2024 17h08

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incentiva que as Instituições de Educação Superior (IES) ressaltem a relevância do Censo da Educação Superior para a formulação de políticas educacionais. A iniciativa busca incentivar reflexões entre as IES sobre a importância da declaração precisa de seus dados.

Saiba mais sobre a relevância dos relatórios gerados pelo Censo, como essas informações são utilizadas e a importância do ajuste dos dados declarados sempre que necessário:

No Censo, é informado um conjunto de dados acerca dos cursos superiores (de graduação e pós-graduação) ofertados pelas IES, dos estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos (vagas, candidatos, ingressos, matrículas e concluintes), além de dados sobre orçamento, infraestrutura, instalações, acessibilidade, equipamentos de tecnologia da informação, acervo bibliográfico, laboratórios, entre outros.

Esses dados possibilitam: conhecer a educação superior; subsidiar o Ministério da Educação com informações estatísticas para atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade da educação superior; disponibilizar dados para o cálculo de indicadores que fundamentem a formulação e a implementação de políticas públicas; contribuir para o trabalho de gestores das instituições, do governo, de pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e de outros países, organismos internacionais, entre outros. Os dados declarados no Censo constituem-se, portanto, em estatísticas oficiais e subsidiam a elaboração de políticas, a avaliação, a supervisão e o cálculo de indicadores, e contribuem para a gestão das IFES.

Além disso, o preenchimento do Censo é pré-requisito para a participação das IES no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); para a expedição de atos regulatórios de credenciamento e recredenciamento institucional, e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como suas respectivas modificações; e também para a participação nos programas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na UNILA, a Coordenadoria de Informação e Regulação Institucionais (CIRI), por intermédio do Recenseador Institucional, é quem coordena a coleta dos dados do Censo e mobiliza diversas macrounidades e órgãos, com apoio de Auxiliares Institucionais, para a consecução deste processo. A participação ativa e comprometida das IES no Censo é crucial para que os dados coletados reflitam de forma fidedigna as condições e características da educação superior no Brasil.

Outras informações sobre o Censo estão disponíveis no site do Inep. Conheça também o Painel do Censo da Educação Superior, que apresenta as principais estatísticas e os indicadores resultantes do Censo.

registrado em: , ,