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Autoavaliação institucional

Docentes, discentes e TAEs têm até 20 de dezembro para responder o novo questionário de autoavaliação institucional disponibilizado pela CPA. Neste momento, estão sendo avaliadas as seguintes dimensões: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Responsabilidade Social; e Organização e Gestão.
publicado: 15/12/2021 15h50, última modificação: 15/12/2021 15h50

Neste ano, além de ter realizado a Autoavaliação dos Cursos de Graduação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está promovendo a avaliação institucional – alinhada às determinações do INEP e SINAES – das seguintes dimensões: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Responsabilidade Social da Instituição; e Organização e Gestão da Instituição.

O questionário pode ser respondido pela comunidade acadêmica até o dia 20 de dezembro. Docentes e discentes devem acessá-lo via SIGAA (Aba Ensino > Avaliação Institucional > Preencher Avaliação). Já o acesso para os técnico-administrativos é pelo SIPAC (ao abrir o sistema, haverá uma mensagem sobre a pesquisa).

Participe! Afinal, ninguém melhor para avaliar a Instituição do que quem faz parte da comunidade acadêmica. E, justamente por isso, é essencial que todos se mobilizem durante os períodos de aplicação de questionários pela CPA: quanto mais dados coletados, mais confiáveis serão as análises!

Confira abaixo mais informações sobre o trabalho da CPA e entenda melhor como funcionam as avaliações:

 

- O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma Comissão constituída em todas as Instituições de Ensino Superior (IES), em cumprimento à Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). 

- Quem faz parte?

A CPA é formada por professores, estudantes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civil organizada, com atribuições de coordenação dos processos de avaliação internos da instituição e sistematização dos dados solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

- O que ela faz?

A Comissão realiza, anualmente, o levantamento de informações através da aplicação de instrumentos (questionários) de Autoavaliação Institucional, por meio dos sistemas online SIG ( SIPAC e SIGAA), com toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnico-administrativos), no intuito de conhecer suas opiniões e demandas. O objetivo é melhorar o mérito e o valor da Universidade, os cursos e seus programas, além de promover a melhoria da qualidade da educação superior e responsabilidade social da Instituição.

- Por que é importante a participação nas pesquisas?

Além do citado anteriormente, as Avaliações Institucionais realizadas pela CPA  servem de subsídio para o reconhecimento, credenciamento e recredenciamento de cursos e de IES. Ou seja, serve para a Avaliação de Cursos de Graduação (externa – feita pelos avaliadores do INEP) e que, com o Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (ENADE), formam o SINAES, constituindo dentre outros, o Índice de Curso de Graduação (IGC), conhecido como nota ou conceito do curso.

Desta forma, a CPA é um excelente mecanismo de apoio para a gestão da IES, pois, após a consolidação dos resultados das avaliações promovidas, é possível identificar os pontos de fragilidade e propor melhorias e correções que contribuam para o avanço contínuo da Universidade em termos de qualidade.

Todas as ideias de melhoria surgidas após a análise das pesquisas trazem um impacto direto na qualidade da vida universitária. Mais do que a conquista de boas notas junto ao INEP e colocações em rankings nacionais, a CPA é direcionada para a qualidade na formação dos estudantes. Sim, você é protagonista aqui!

- Eixos de avaliação

Agora que você já entendeu melhor como a CPA atua, conheça alguns dos parâmetros analisados.

O roteiro do SINAES tem cinco eixos de avaliação:

1. Planejamento e Avaliação Institucional: incluindo aspectos como a própria gestão da CPA, as iniciativas da universidade para sensibilizar a comunidade a participar da avaliação e a divulgação pública dos resultados;
2. Desenvolvimento Institucional: incluindo a concretização das práticas pedagógicas, o grau de articulação das atividades de ensino, em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), às iniciativas de pesquisa e extensão;
3. Políticas Acadêmicas: incluindo a satisfação com o corpo docente, o currículo dos cursos, o registro de atividades e frequência, a assistência pedagógica aos estudantes, a organização administrativa etc.;
4. Políticas de Gestão: incluindo o funcionamento das macrounidades acadêmicas e administrativas, a atuação dos técnicos, as políticas de recursos humanos, o número de estudantes por professor etc.;
5. Infraestrutura Física: incluindo a qualidade das salas de aula, as políticas de conservação patrimonial e limpeza, a quantidade de laboratórios e equipamentos para uso dos estudantes, a organização das bibliotecas, entre outros.

Esses eixos ainda englobam dez dimensões de avaliação, que são, a critério da CPA, agrupadas para serem pesquisadas em ciclos predeterminados. Ao fim de cada período de 3 anos, é preciso ter avaliado todas as dimensões:

1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;
2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
3. Responsabilidade Social da Instituição;
4. Comunicação com a Sociedade;
5. Políticas de Pessoal;
6. Organização e Gestão da Instituição;
7. Infraestrutura Física;
8. Planejamento e Avaliação;
9. Política de Atendimento aos Discentes;
10. Sustentabilidade Financeira.

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