Você está aqui: Página Inicial > Informes > Atendimento de situações de crise em saúde mental
conteúdo

Institucional

Atendimento de situações de crise em saúde mental

ESTUDANTES

A PRAE elaborou um fluxograma e uma cartilha para orientar a comunidade sobre o que fazer e onde buscar ajuda em casos de emergência
publicado: 29/07/2021 17h06, última modificação: 29/07/2021 17h07

Apesar de não desejável, todos estão sujeitos a passar por situações de crise em saúde mental. Nesse sentido e, diante da compreensão de que as pessoas em crise aguda (como surto psicótico ou tentativas de suicídio) precisam de ajuda imediata e direcionada de forma adequada junto aos dispositivos de saúde competentes, a equipe multiprofissional da PRAE desenvolveu um fluxograma para orientar a comunidade acadêmica. Também foi elaborada uma cartilha sobre saúde mental, com os contatos, endereços, telefones e descrição de cada dispositivo de atenção à saúde do município e da PRAE.

O conteúdo da cartilha possibilita que você conheça a rede de atenção em saúde mental de Foz do Iguaçu e possa recorrer a ela quando necessário. Já o fluxograma ilustra os caminhos a serem percorridos para que a ação de ajuda seja assertiva e que quem esteja acompanhando a pessoa em situação de crise não se sinta perdido sobre o que fazer e onde buscar ajuda.

Por fim, a PRAE salienta que trabalha pela prevenção, promoção, acolhimento, orientação e acompanhamento em situações de saúde mental. A intervenção da Pró-Reitoria está alinhada às conquistas do Movimento de Luta Antimanicomial e, também, aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a rede competente para dar o suporte necessário.