Você está aqui: Página Inicial > Informes > A ética faz diferença?
conteúdo

Institucional

A ética faz diferença?

Leia o conteúdo preparado pela Comissão de Ética da UNILA; todo mês, vai sair um conteúdo novo por aqui
publicado: 21/01/2021 17h26, última modificação: 15/06/2021 16h42

Temos ouvido muito falar de integridade, compliance, ESG e outras terminologias modernas, mas o que elas querem dizer? Na essência, todas referem-se à busca de relacionamentos positivos: entre os  colegas de trabalho, entre os servidores e cidadãos, entre o Estado e a sociedade. 

Quando temos um comportamento ético, isto é, agimos com transparência, clareza de posições e respeito pelas pessoas e instituições, demonstramos nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado e o alcance dos objetivos do país. 

E, quando a sociedade confia nos servidores e nas instituições, há vários ganhos: custos de divulgação de políticas públicas são menores e há maior engajamento social (campanhas de saúde pública, por exemplo, são mais bem-sucedidas quando se confia nos órgãos responsáveis); melhora a qualidade e reduzem-se os custos das contratações e aquisições (mais empresas participam das licitações, aumentando a concorrência); o combate à corrupção e às práticas irregulares é mais efetivo (quando os cidadãos sentem confiança nos canais de denúncia). 

E no âmbito da Administração Pública, também há muitos ganhos: quando a cultura ética é bem estabelecida, os servidores sentem-se encorajados a fazer seu trabalho com confiança e segurança; as situações de assédio são denunciadas e tratadas; os critérios de seleção e promoção transparentes incentivam a dedicação e o empenho; o foco do trabalho passa a ser no atendimento ao cidadão.

Enfim, quando a ética passa a fazer parte de nosso dia a dia, todos saem ganhando. Por isso, em 2021, vamos continuar trabalhando para promover e disseminar uma cultura ética na UNILA.

Se tiver dúvida sobre alguma conduta, procure a Comissão de Ética. Juntos, vamos construir um país mais livre, justo e solidário. 

Texto elaborado e distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP),
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA