Você está aqui: Página Inicial > Informes Coronavírus > Informes DPVS > Trabalho remoto com filhos
conteúdo

Institucional

Trabalho remoto com filhos

O momento atual pode apresentar-se de forma ainda mais desafiadora para docentes e TAEs que são responsáveis por crianças em casa
publicado: 27/08/2020 15h52, última modificação: 27/08/2020 16h10

O trabalho remoto pode apresentar-se mais desafiador para os servidores responsáveis por crianças em casa. Por isso, é importante que a responsabilidade dos cuidados com os filhos não recaia somente sobre uma pessoa. Infelizmente, ainda é comum que as mães - mesmo convivendo com seus companheiros - fiquem sobrecarregadas. Então, é necessário desconstruir alguns padrões socialmente aceitos. Filhos são responsabilidade tanto dos pais quanto das mães. Muitas vezes, revezar os horários pode ser uma boa alternativa.

Cada fase do desenvolvimento infantil tem exigências e necessidades de atenção e cuidado distintas. Portanto, é importante ser paciente e compreensivo, tanto com as crianças da casa quanto com os colegas que têm essa responsabilidade. Nem todos os servidores têm escritórios ou moram em casas grandes o suficiente para se isolar do resto dos moradores, inclusive dos filhos. 

É necessário que haja compreensão se algo interferir em uma videoconferência, ou se a entrega de uma atividade não ocorrer no prazo estipulado. Contudo, a transparência e o diálogo entre servidores nesta situação com seus chefes imediatos são imprescindíveis para que as atividades do setor não fiquem prejudicadas. Caso sua rotina com as crianças em casa esteja dificultando sua atuação no trabalho remoto, contate sua chefia imediata e proponha uma reorganização dos horários e das tarefas a cumprir, sugerindo períodos em que a atenção ao trabalho possa ser diferenciada.

É preciso, ainda, definir rotinas de trabalho e organização, mas também períodos de flexibilidade. Explique para as crianças, de acordo com sua capacidade de compreensão, quando é momento de trabalhar. Combine horários e crie agendas de atividades exclusivas para os pequenos, envolvendo-os no processo, e cumprindo os combinados.

Pais e mães estão sendo sendo desafiados, também, pela rotina escolar dos seus filhos. Assim, a organização e delimitação dos horários torna-se mais necessária. É importante que haja uma divisão de tarefas entre todos os responsáveis pela criança e, nesse sentido, as mães ou pais solo também precisam de mais cuidado e compreensão em relação aos horários. Lembre-se que manter uma rotina de estudos, leituras e lazer são boas ferramentas para enfrentamento deste momento em casa. Outro ponto importante é que cada criança, de acordo com seu nível de compreensão, receba informações sobre o contexto atual. Na internet, há livros de histórias e livros para colorir que auxiliam na tarefa de informar aos pequenos.

Para os responsáveis por mais de uma criança ou por crianças com deficiência ou necessidades específicas, o trabalho remoto pode ocasionar outros desafios, como a conciliação do tempo entre as demandas de cada filho e a adequada atenção às crianças. O tempo em trabalho remoto pode ser uma oportunidade para identificar pontos que precisam de melhoria na rotina dos filhos, bem como nos tratamentos e acompanhamentos das crianças que os necessitem. Assim, tentar manter uma rotina ajuda a trazer tranquilidade, previsibilidade e calma para todos. Crianças precisam de atenção, mas é importante, também, estabelecer rotina e disciplina.

Contudo, sabe-se que essa rotina em casa, distinta da forma de trabalho habitual, pode gerar ansiedade, medo, estresse. Se você identificar um sofrimento exacerbado, que esteja prejudicando o seu dia-a-dia e suas relações familiares, busque auxílio junto ao setor de saúde da Instituição.

Por fim, esteja ciente de que qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. No caso atual, preocupações com a saúde e o cenário incerto prejudicam a todos; deve-se, assim, praticar a paciência e a empatia. Este desafio é, também, dos gestores, pois é necessário encontrar sempre o equilíbrio, não sobrecarregando outros servidores com responsabilidades laborais de seus colegas.

Texto : Comissão de Acompanhamento e Planejamento de Atividades Administrativas (CAPAadm)

registrado em: