Você está aqui: Página Inicial > Eventos > YA-LA - FEIRA do LIVRO da UNILA inicia sua segunda edição

YA-LA - FEIRA do LIVRO da UNILA inicia sua segunda edição

publicado 02/04/2024 13h51, última modificação 03/04/2024 16h03
UNILA promove, entre os dias 03 e 05 de abril, no corredor do auditório do campus integração, a YA-LA - II Feira do Livro, organizada pela Editora Universitária - EDUNILA.
03/04/2024 14h00 até 05/04/2024 20h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
iCal

Abreviação de Ya Latinoamerica, Ya La, o nome que leva a Feira do Livro é um "trocadilho" em espanhol. O termo de origem Kuna significa território e, é uma inspiração para a Editora Universitária “porque é compreendido como um chamado à ação aqui e agora para abyalizarmos a América Latina. E para evocar a América Latina indígena, negra, anticolonial, antipatriarcal, antirracista, refugiada e diversa”, afirma Patricia Mechi, docente da UNILA e que sugeriu o termo para nomear a Feira.

Com o objetivo de visibilizar e difundir a produção da comunidade acadêmica e da região, o evento contará com mesas-redondas, oficinas, debates com autores e autoras de livros, projeção de filmes com a presença de diretores e diversas apresentações culturais. Haverá, ainda, um espaço para trocas de livros e doações. E na quarta-feira (03), a Feirinha Agroecológica será realizada no Campus Integração, abrindo a II Feira do Livro da UNILA.

A equipe da EDUNILA, irá ministrar a oficina “Como enviar meu trabalho para publicação”, no dia 5 de abril, às 17h, no espaço da Feira. “A ideia é auxiliarmos todos aqueles e aquelas que estão preparando seus livros para a editora, especialmente, aqueles abarcados pelo edital Semillas, em comemoração aos 10 anos dos cursos de graduação da UNILA”, aponta Andréia Moassab, coordenadora da Editora.

A segunda edição da Feira irá contar com a presença das editoras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do IDR-Paraná, de livreiros independentes, junto à banquinha de livros da EDUNILA, e da BIUNILA.

Reunião da ABEU – Sul

Este ano, a Feira recebe também a reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias – regional Sul, a ABEU-Sul, a qual será, pela primeira vez, realizada na Universidade. O encontro da Regional Sul acontecerá no formato híbrido, com a intenção de discutir os principais dilemas e desafios das editoras universitárias, e preparar o debate para o encontro nacional da ABEU, que ocorrerá em maio, no Rio de Janeiro. Reunindo cerca de quarenta editoras universitárias da região Sul do país, “uma das principais questões do encontro será definir estratégias de enfrentamento ao Decreto Federal 9262/18”, esclarece Andréia Moassab, “o decreto extingue diversas funções do serviço público, entre as quais revisor de texto e programador visual, profissionais vitais para as editoras das universidades públicas”, afirma.

Destaque da programação do encontro da ABEU é o lançamento do livro “Santos Dumont nas Cataratas”, de Micael Alvino da Silva, no Parque Nacional do Iguaçu, no dia 05 de abril, às 9h30. Obra que busca, nas palavras do autor, “transportar o leitor e leitora às últimas décadas do século 19 e início do 20, para compreender o que acontecia no mundo e na fronteira trinacional quando Alberto Santos Dumont visitou as Cataratas do Iguaçu, em 1916”. O livro foi publicado pela EDUNILA em parceria com o Instituto 100 fronteiras.

A conferência inaugural do Encontro da ABEU-Sul será com Leilah Bufrem, autora do livro “Editoras Universitárias no Brasil”, no dia 03, às 8h30, no mini-auditório do Campus Integração.

Toda a programação da Feira é aberta a toda a comunidade, confira:

(contato para a imprensa)