VI Festival Peruano: Entre Apus y estrellas
- https://portal.unila.edu.br/eventos/vi-festival-peruano-entre-apus-y-estrellas
- VI Festival Peruano: Entre Apus y estrellas
- 2025-07-26T13:00:00-03:00
- 2025-07-26T23:59:59-03:00
- Festival com comidas típicas e apresentações culturais acontece na UNILA-Campus Integração no dia 26 de julho, à partir das 13h.
- Quando
- 26/07/2025 from 13h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- UNILA-Campus Integração (Avenida Tancredo Neves, 3147)
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
Para celebrar os 204 anos da Independência do Peru, a UNILA promove o VI Festival Peruano: Entre Apus y estrellas. O evento reunirá apresentações culturais e gastronomia típica, neste sábado (26), a partir das 13h, no Campus Integração. A programação também marca a abertura da exposição fotográfica “Peru: Arquitetura e Cultura”. O festival, organizado pela comunidade de estudantes peruanos da UNILA, é aberto ao público e gratuito, e tem o objetivo de promover e preservar a identidade cultural peruana e latino-americana, fortalecendo os laços de interculturalidade e promovendo entendimento mútuo entre as diversas comunidades presentes na Universidade.
Durante o "6º Festival Peruano: Entre Apus y Estrellas" será possível provar pratos típicos, como anticuchos, ají de gallina, trio marino, chilcano, alfajor, crema volteada e ceviche, acompanhados de bebidas como chicha morada, pisco sour e chilcano.
Também haverá apresentações de dança que estarão a cargo do grupo Aitcha, do Elenco Folclórico Latino-Americano e do Corpo de Dança Folclore, Tradição e Cultura. Para as apresentações musicais, foram convidados os músicos e grupos Elsa, Cariñito, Tusuykusun e Triciclo Perú. Haverá, ainda, o 2º Torneio Internacional “Copa Amistad”.
Exposição Peru - Arquitetura e Cultura
Durante o festival, também será inaugurada a Exposição Peru - Arquitetura e Cultura - Um olhar sobre a resistência e sabedoria dos povos andinos.
Com solenidade de abertura programada para as 15h, a exposição com fotografias de Máximo Hernández e curadoria de Vera Simões (VerArte/SP), reverencia os saberes e fazeres dos povos originários andinos, apresentando registros visuais que retratam a arquitetura inca, a arte têxtil e os traços culturais que seguem vivos nas tradições peruanas.
A exposição, que segue em cartaz até o dia 10 de agosto, rememora episódios históricos que tiveram início em 28 de julho de 1821, quando a República do Peru proclamou sua independência, quase três séculos após a chegada de Francisco Pizarro e a execução do último imperador inca, Atahualpa.
Nas fotografias, será possível recapitular fatos importantes para os povos andinos, conhecer a natureza rica e diversa do Peru, as cidades incas, as tradições na música, dança, gastronomia, na arquitetura inca e também hispânica.
O Vale Sagrado, as montanhas da trilha inca, Pisac, Moray e Machu Picchu, a Plaza de Armas, a Catedral de Cusco e a Igreja da Companhia de Jesus estão entre as imagens captadas por Hernández e dispostas em 15 painéis fotográficos.
A programação da exposição inclui, ainda, oficinas, saída fotográfica e palestra com o fotógrafo Máximo Hernández, que estará na UNILA entre 6 e 9 de agosto.
Confira a programação geral do evento: