Você está aqui: Página Inicial > Eventos > VI Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária
conteúdo

VI Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária

publicado 29/02/2024 11h17, última modificação 29/02/2024 19h32
Pela primeira vez no Brasil, o ELAC ocorre de 14 a 18 de outubro, em Foz do Iguaçu/PR. No dia 19, acontece o II Encontro Internacional do MALOCA
Quando
14/10/2024 09h00 até 19/10/2024 14h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Campus Integração e nas unidades Jardim Universitário e PTI
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca), da UNILA, promove, de 14 a 18 de outubro, o 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária (ELAC). O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, será realizado no Campus Integração e nas unidades Jardim Universitário e PTI.


Ocorrendo há mais de uma década, o ELAC é um espaço de encontro de grupos de diferentes países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O VI ELAC ou ELAC/BRASIL tem como tema central "Tecnologias Sociais e Autonomia Construtiva no Habitat Latino-Americano", um tema urgente e premente para a realidade latino-americana, absolutamente convergente com uma compreensão da arquitetura a serviço da classe trabalhadora. 

Para a organização do Encontro, o Maloca conta com a colaboração do Afoxé Ogún Fúnmilaiyó, o apoio da Federação Nacional dos(as) Arquitetos(as) e Urbanistas (FNA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e a parceria do Quilombo Apepu, da Ocupação Bubas e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O envio de trabalhos pode ser feito até 14 de abril, conforme as normas descritas na página de submissão do evento. Os trabalhos devem integrar um dos seis eixos temáticos: 

  • EIXO 1: Arquitetura de terra como caminho popular sustentável
  • EIXO 2: Ensino e extensão universitária
  • EIXO 3: Ruralidades e pequenas e médias cidades
  • EIXO 4: Paisagem e espaço exterior doméstico
  • EIXO 5: Diálogos arquitetura, arte e cinema comunitários
  • EIXO 6: Periferias e movimento de moradia 

No dia 19 de outubro, será realizado o 2º Encontro Internacional do MALOCA. A atividade contará com apresentação de trabalhos do Grupo de Estudos, assembleia e confraternização. 


Para mais orientações para a submissão dos artigos, programação completa e outras informações sobre o evento: site do ELAC e Instagram 

Mais informações sobre o evento: elacvibr@gmail.com. 

Contato para imprensa: maloca.unila@gmail.com