Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Setembro Verde

• Setembro Verde
  • 2024-09-02T21:00:00-03:00
  • 2024-09-02T23:59:59-03:00
  • No mês da inclusão social da pessoa com deficiência, diversas atividades serão realizadas para promover a conscientização e inclusão. Nesta primeira semana, as atividades são direcionadas aos cursos de licenciatura da UNILA.
02/09/2024 from 21h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
UNILA
iCal

A Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) da UNILA convida toda a comunidade unileira para participar das atividades relacionadas ao "Setembro Verde".

Confira a programação unificada pela SECAFE e organizada a partir de diferentes instâncias da universidade e de instituições parceiras.

A campanha do Setembro Verde surgiu para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em 2005, o dia 21 de setembro foi oficializado para marcar essa data, por meio da Lei nº 11.133/2005.

2 e 3 de setembro

Apresentação do Departamento de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAIPCD), que faz parte da Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE), para alunos dos cursos de Licenciatura da UNILA. A atividade faz parte da disciplina de Educação Inclusiva, ministrada pela docente Carola Gabriela Sepulveda Vasquez. A apresentação será feita por Patricia Queiroz (SECAFE) e Carola Gabriela Sepulveda Vasquez.
As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos ou na hora, mediante assinatura da lista de presença.

- Dia 2, 21h
Local: Campus Integração (sala 003)

- Dia 3, 19h
Local: Jd. Universitário (sala C108)

10 de setembro

18h: Ação de conscientização (panfletagem) para chamar a atenção ao tema da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior e na sociedade.
Local: Unioeste

11 de setembro

16h: Ação de conscientização (panfletagem)
Local: UNILA - Jardim Universitário

16h: Exposição Sensorial "O fazedor", organizada pela docente Paula Linhares, da área de Educação da UNILA. Composta por fotografias que foram tiradas por estudantes durante o semestre, a partir da discussão do conto "O Fazedor", de Jorge Luis Borges, a exposição possui acessibilidade para pessoas com deficiência visual. As inscrições podem ser feitas na hora. Serão realizadas sessões para até 10 participantes, de hora em hora.
Local: Jd. Universitário (sala C101)

16 e 17 de setembro

Oficina "Técnicas de organização de estudos para estudantes atendidos pelo DAIPCD/SECAFE, PEE/UNIOESTE e NAPNE/IFPR". No dia 16, a atividade será ministrada por Adriane Duarte. Já no dia 17, por Daiane Araujo Bulsing e Adriane Duarte, servidoras da Pró-Reitoria de Graduação da UNILA. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos ou na hora, em caso de vagas disponíveis.

- Dia 16, 14h
Local: Jd. Universitário (sala C312)

- Dia 17, 18h
Local: Google Meet (https://meet.google.com/ohj-ezmp-cwd)

18 de setembro

15h: Oficina "Método de organização Zettelkasten no Obsidian para estudantes acompanhados pelo DAIPCD/SECAFE", ministrada por Bruno Moritz. A oficina tem como objetivo apresentar um método de organização de notas voltado para o acúmulo de conhecimento. Embora o aplicativo gratuito Obsidian facilite a aplicação desse método, ele também pode ser adaptado para outras plataformas. O facilitador, Bruno Moritz, é estudante de Medicina na UNILA, já cursou Engenharia e foi diagnosticado tardiamente com autismo nível 1 de suporte.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos ou na hora, com os monitores da atividade.
Local: Jd. Universitário (sala C311)

24 de setembro

19h: Sessão do Cineclube Cinelatino - apresentação do filme Assexybilidade, que conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, é dirigido por Daniel Gonçalves (pessoa com deficiência física).
Local: Cinecataratas (Av. Costa e Silva, 185 - Loja 326)

30 de setembro

19h: Mesa-redonda "A experiência de profissionais com deficiência na educação e no mercado de trabalho", com a participação de Luzia Alves da Silva (pessoa com deficiência visual) e Vanessa Yara Gonçalves (pessoa com deficiência física). As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos.
Local: evento online, com transmissão pelo canal da Rede de diálogo: a educação em debate, no YouTube.

Organização:
Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE/UNILA)
Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAIPCD/UNILA)

Apoio:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Área de Educação, Biblioteca Latino-Americana (BIUNILA), Cineclube Cinelatino, Feira Agroecológica, Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Secretaria de Comunicação (SECOM).